Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9601

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Júlia Rodrigues de Oliveira
Orientador GLAUCE DIAS DA COSTA
Outros membros Clarissa Isabela Aparecida dos Santos, Danielly Nogueira Santos, Eliane Aparecida Cupertino Abreu, Gabriella Bertelli Antonucci, Gabriella Oliveira Ferreira, Graziele dos Santos da Conceição Gonçalves, Maria Abreu Gott Cunha, Mayra Willa Campos Orlando
Título Relato de Experiência: Estratégias de Educação Alimentar Nutricional para crianças atendidas pela APOV, Viçosa MG
Resumo A infância é uma das fases de maior importância para se desenvolver os hábitos alimentares promotores da saúde e de se construir relações positivas e saudáveis com a alimentação. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiencias das estratégias de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para as crianças assistidas pela APOV, Viçosa MG. A instituição filantrópica conta com a participação de 109 crianças dentro da faixa etária de 3 a 12 anos de idade. Para elaborar as ações de EAN foram considerados os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Foram desenvolvidas oficinas de EAN com os temas: higiene e saúde, o cuidado do corpo, alimentação saudável, construção de hortas, desenvolvimento dos sentidos e práticas culinárias. As oficinas são realizadas 4 vezes na semana, sendo variadas entre as turmas e faixas etárias, essas são planejadas visando as metodologias ativas, permitindo a participação das crianças. Além das ações de EAN, foram realizadas visitas domiciliares permitindo maior conhecimento sobre o contexto de vida das crianças e familiares. As visitas foram acompanhadas de entrevistas com os familiares que utilizaram um questionário buscando conhecer o consumo alimentar, a qualidade de vida, hábitos e características socioeconômicas das mesmas. O acompanhamento do estado nutricional também foi realizado através da avaliação antropométrica, no início de cada semestre. Obtivemos até o momento resultados parciais, com a realização de 40 oficinas de EAN, aplicação de 81 questionários nas visitas domiciliares e avaliação antropométrica de 109 crianças, sendo entre essas 89% classificadas como eutróficas. Verifica-se com os resultados parciais uma redução do desperdício dos alimentos nas refeições realizadas na APOV, maior aceitação de saladas e legumes, além de relato das crianças sobre uma sensação mais prazerosa ao se alimentar incentivada por uma atenção mais plena ao comer.
Palavras-chave habito alimentar, educação alimentar e nutricional, promoção da saúde.
Forma de apresentação..... Painel
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