Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9598

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Murilo Sena Baiero
Orientador PABLO MURTA BAIAO ALBINO
Outros membros Cynthia Oliveira de Souza
Título Processo de aprendizagem baseado no Ciclo de Aprendizagem Vivencial: uma aplicação à formação de estudantes de Cooperativismo da UFV.
Resumo Ao longo dos anos percebeu-se a necessidade de uma maior interação entre professor e estudante para que não haja distanciamento entre estes o que tende a prejudicar a educação. Nesse sentido, este artigo retrata o resultado de uma pesquisa realizada com estudantes de graduação em Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa, atentando-se a novos enfoques de ensino-aprendizagem, como os jogos de empresa, sendo um instrumento de aprendizagem que visa elaborar um ambiente descontraído e favorável para o entendimento do conteúdo apresentado, no qual permite que eles explorem e arrisquem nas suas atividades dentro do jogo. Estes novos enfoques ou metodologias tentam criar condições favoráveis para que os estudantes sejam atores de sua própria aprendizagem, ao serem convidados a refletir e problematizar os conteúdos. Junto a isso, foi aplicado o Ciclo de Aprendizagem Vivencial, uma ferramenta desenvolvida com a finalidade de tornar sistemática e possível o raciocínio sobre uma ação na qual o aprendizado seja efetivo e que, por consequência, mude comportamentos. Assim, tal pesquisa tem por objetivo compreender a eficácia dos jogos de empresa por meio do aprendizado vivencial na formação destes estudantes, para qual o ensino tradicional tem se mostrado distante dessas técnicas educacionais. Os procedimentos metodológicos são de análise qualitativa, segundo sua natureza, e exploratória no que diz respeito a sua classificação. No que consiste a delimitação trata-se de estudo de caso, para a realização da coleta e interpretação dos dados, utilizou-se o jogo Empreendedor Rural e dois formulários, sendo um antes da aplicação do jogo e outro ao final. Como resultado o jogo de empresa aplicado junto ao Ciclo de Aprendizagem Vivencial mostrou-se como um método de ensino e aprendizagem na percepção dos educandos, que proporciona um ambiente lúdico e estimulante, no qual transcenda as barreiras do ensino tradicional. Pudemos observar também, a satisfação dos estudantes acerca da dinâmica do jogo de empresa aplicado, além disso os participantes puderam assimilar o conteúdo do jogo com disciplinas acadêmicas atreladas ao seu cotidiano. Dessa forma, considera-se que esses métodos mostraram aplicabilidade e viabilidade, podendo ser adotada por outras instituições de ensino.
Palavras-chave Jogos de empresa, Ciclo de aprendizagem vivencial, Técnicas educacionais.
Forma de apresentação..... Oral
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