ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Letras |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Ananda Dutra da Silva Camargo |
Orientador | SIMONE MARIA DANTAS LONGHI |
Título | Curso de Extensão em Língua Francesa (CELIF) – relato de experiência de uma estagiária PIBEX |
Resumo | Esta comunicação tem por objetivo apresentar o projeto de extensão “Curso de Extensão em Língua Francesa – CELIF” da perspectiva de uma estagiária PIBEX, professora de francês em formação. De acordo com as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Letras (BRASIL, 2001), os cursos de Letras devem ser espaços de cultura e expressão criativa, com currículos de natureza teórico-prática e estrutura que promova a articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária, possibilitando ao estudante o exercício da prática docente. Em Minas Gerais, são poucas as escolas que possuem o francês como disciplina regular. Esse cenário não é diferente na região viçosense. Sendo assim, são raros os espaços de prática como o CELIF, que permitem ao professor em formação o exercício da atividade de ensino. Entretanto, apoiando-nos em Barbier (1996), acreditamos que os saberes práticos, ou saberes de ação que, no caso do trabalho do professor, se adquirem pela prática de ensino, têm importante papel complementar aos saberes acadêmicos ou teóricos. Como salientam Machado e Lousada (2013), o trabalho do professor, entre outras características, é marcado pela presença de prescrições vagas, que veiculam exigências sem efetivamente explicitar como realizar esse trabalho. Além disso, as autoras apontam que as questões mais quotidianas do trabalho docente são ainda pouco exploradas na formação inicial, o que gera enormes desafios para os professores iniciantes. Por esse motivo, os Cursos de Extensão em Língua Francesa, oferecidos pelo Departamento de Letras, cumprem um importante papel, não apenas na difusão da língua francesa para o público universitário e para a comunidade, mas sobretudo na formação de novos professores de francês, possibilitando aos estudantes de licenciatura a experiência concreta de sala de aula, que muitas vezes nos falta em nossa formação na licenciatura. Nesta comunicação, apresentaremos alguns dos aspectos do trabalho docente que vivenciamos durante o estágio do CELIF, como a preparação de aulas, o ensino de conteúdos linguísticos, discursivos e culturais, a gestão de conflitos de sala de aula, a elaboração e a correção de avaliações, entre outros. Mais especificamente, mostraremos como a imersão no contexto de ensino nos proporcionou a oportunidade de refletir sobre nosso próprio processo de aprendizagem de uma língua estrangeira e ressignificar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas universitárias. Além disso, mostraremos como, pelo contato com os colegas estagiários e com a coordenação do curso, pelas interações com os alunos e pela confrontação com as situações concretas de ensino, permeadas de imprevistos e até mesmo conflitos, essa experiência nos ensina a ensinar. |
Palavras-chave | Ensino-aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores, extensão universitária |
Forma de apresentação..... | Painel |