ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Agrárias |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Engenharia Florestal |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Camila Nascimento Neves |
Orientador | SEBASTIAO RENATO VALVERDE |
Outros membros | Ana Kelly Mota Barbosa, Ariadna de Lima Silva, Clara Salmaso Corrêa, Danusia Amorim Souto, Filipe Iglesias de Almeida, Mariana Vargas de Souza Coelho, Roberto Carlos Candido Lima Filho, Roger Milla Santos |
Título | Escola na Mata: Buscando Práticas Educativas Para a Valorização da Comunidade e Para a Conservação da Mata do Paraíso |
Resumo | O Escola na Mata é um projeto de Educação Ambiental que se desenvolve no município de Viçosa desde o final de 2003, quando foi iniciado por estudantes membros do Grupo de Educação e Interpretação Ambiental Mata do Paraíso – Geia Mata. O grupo percebeu a necessidade de estar presente no bairro Paraíso, onde está localizada a Estação de Pesquisa e Treinamento Mata do Paraíso, principal local no qual ocorrem as atividades do Geia Mata. Percebeu-se também que a região ainda carecia de investimentos em atividades de educação e sensibilização ambiental que integrasse a realidade da população local e os conhecimentos criados na universidade. A comunidade atendida pelo projeto durante esses anos envolve professores e funcionários da Escola Municipal Almiro Paraíso, os alunos e suas famílias. Para os membros do projeto, a educação ambiental não deve ser entendida como um tipo especial de educação. Trata-se de um processo longo e contínuo de aprendizagem, utilizando de uma filosofia de trabalho participativo, em que todos: família, escola e comunidade devem estar envolvidos. O processo de aprendizagem de que se trata a educação ambiental, não pode ficar restrito à transmissão de informações, e técnicas, às gerações mais novas. Deve ser um processo de aprendizagem centrado no aluno, gradativo, contínuo e respeitador de sua cultura e de sua comunidade. Deve ser um processo crítico, e emancipador, com preocupação de construir conhecimentos, a partir da discussão e avaliação crítica dos problemas comunitários e também da avaliação feita pelo aluno, de sua realidade individual e social, na comunidade em que vive. (GONÇALVES, 1990) O programa de aulas se inicia com um planejamento anual que divide os temas a serem abordados em módulos que abordam assuntos como: Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Água, Compostagem e Horta, Relações Ecológicas, Mata Atlântica e Mata do Paraíso. Em sala de aula o conteúdo é mostrado, relacionando sempre que possível com a realidade dos alunos para uma melhor compreensão. Outro recurso frequentemente usado é o de propor atividades diferenciadas e lúdicas como jogos de perguntas e respostas, tabuleiros, músicas, dinâmicas que muitas vezes são realizadas fora do espaço da sala de aula de forma a atrair a atenção para o tema em questão e tornar o desenvolvimento do projeto algo prazeroso e esperado por parte das turmas. Desde a sua criação até hoje, já são mais de 13 anos de parceria entre o projeto e a Escola Municipal Almiro Paraíso no processo de sensibilização ambiental, valorização da comunidade local e aproximação entre a comunidade e a Mata do Paraíso e o GEIA, representando a UFV. Durante todos esses anos o projeto assumiu a responsabilidade de participar da construção de agentes transformadores em busca de alternativas e soluções para os problemas sociais e ambientais que atingem a comunidade como um todo. Despertando, assim, interesse pelas questões referentes à conservação da Mata do Paraíso e do meio em que vivem. |
Palavras-chave | Educação Ambiental, Sensibilização, Mata do Paraíso |
Forma de apresentação..... | Painel |