ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Linguística, Letras e Artes |
Setor |
Departamento de Artes e Humanidades |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Rebeca Lima Soares |
Orientador |
CHRISTINA GONTIJO FORNACIARI |
Outros membros |
Breno Nogueira Santos, Marlene de Nazaré Moreira, Nailanita Prette, Theo Coelho Cunha |
Título |
Performance e direitos humanos: uma experiência artística, política e social |
Resumo |
O presente projeto fomenta a linguagem artística da Performance, oferecendo atividades formativas e de apreciação. Tal projeto surge motivado pela relevância que essa modalidade de arte vem ganhando no atual panorama das artes do corpo e da cena. Por esse motivo, pensadores de diversas áreas, da antropologia às artes teatrais, afirmam que a maioria dos trabalhos em Performance revela, em alguma instância, uma disposição da violação de Direitos Humanos, que atinge os performadores ou sua comunidade. Por outro lado, ao oferecer uma “voz” a esses indivíduos cujos direitos foram violados, a performance age no sentido de uma primeira implementação desse direito, tendo assim, uma dupla função: artística e social. O principal objetivo deste projeto é: dar visibilidade à esse público, privado de direitos através da arte da performance. O projeto “Performance e Direitos Humanos” atua em dois espaços principais: APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) e Lar dos Velhinhos. As atividades na Apac são uma continuidade de uma parceria com um programa anterior também da Universidade Federal de Viçosa (UFV). As propostas oferecidas aos recuperandos vem como uma ideia contemporânea de arte possibilitando reflexões a partir de artistas ali trabalhados. Como exemplo, temos a experimentação da obra de Rosângela Rennó onde os alunos em cumprimento de pena experimentam falar sobre suas cicatrizes e tatuagens. O projeto em parceria com o Lar do velhinhos vem buscar as memórias e experiências das moradoras e moradores daquele local, transmutando esses relatos em registros artistícos bem como aguçando a poética e história de cada um deles. Recentemente no Lar, os registros áudio-visuais tem dedicado principal atenção a objetos afetivos dessas pessoas. A arte como área de conhecimento entende que resultados são processuais e contínuos, a partir deste conceito, entende-se que os relatos aqui expostos não são um fim em si, mas uma reflexão constante que este projeto propõe. A obra de Rennó “ Cicatriz” experimentada pelos alunos da APAC suscitou depoimentos sobre a vida no cárcere e outras vivências que resultaram em ruminações mais profundas. Já no Lar dos velhinhos, os registros promoveram além de uma prática artística um diagnóstico pessoal. Sendo assim, é possível perceber a validade extensionista dessas ações em diferentes âmbitos. Este projeto tem atingido campos artísticos, estéticos e político-sociais na insistência em fazer valer os direitos destes ditos a margem. |
Palavras-chave |
PERFORMANCE, DIREITOS HUMANOS, ARTE-EDUCAÇÃO |
Forma de apresentação..... |
Oral |