Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9573

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor André Luiz da Silva
Orientador JORGE ABDALA DERGAM DOS SANTOS
Título Escola, Ciência E Cidadania: Desafios E Práticas. Descobrindo A Cachoeira De Silvestre, Viçosa, Minas Gerais
Resumo Este trabalho é parte das atividades de pesquisa, ensino e extensão, vinculadas ao Programa de Mestrado em Biologia Animal, junto do Departamento de Biologia Animal, na Universidade Federal de Viçosa, com foco em Biologia da Conservação. As atividades aqui a serem desenvolvidas focam na extensão do conhecimento gerado a partir da pesquisa desenvolvida no mestrado, ligadas à comunidade escolar por meio da educação no seguimento de ensino, tomando como modelo de ações intervencionistas e constituição de ações práticas, proposta dos serviços de extensão, a Cachoeira de Silvestre, em Silvestre, Viçosa, Minas Gerais como modelo e problemática social. O trabalho se concentra em apresentar os resultados de ações desenvolvidas pela comunidade escolar e geral do entorno, perpassando a escola para as instituições sociais como a igreja e a administração pública, além de para a família como célula social, atingindo as diferentes esferas da educação como processo de formação do sujeito – a educação formal, não formal e informal. As ações desenvolvidas ligadas diretamente à área de preservação foram levantadas e contextualizadas na historicidade da comunidade e da região. Este levantamento foi demonstrado para a comunidade escolar local e geral por meio de exposição fotográfica e painéis que sintetizam a biodiversidade e suas relações ecossistêmicas, além da convergência da comunidade para a área de preservação a partir da descoberta da cachoeira como elemento histórico socioeconômico da paisagem, com base na biopolítica e biologia da conservação, visando além da sensibilização dos sujeitos, a formação nestes de uma postura autocrítica voltada para a concretude de ações fundamentadas no pertencimento, formulando uma postura cidadã e a prática política como elemento fundamental da estrutura social. Tem como resultados esperados a efetivação de ações sociais por meio de reivindicações bem como o apontamento de soluções para a administração pública em parceria com a comunidade geral que possam promover o efetivo desenvolvimento, a recuperação, a preservação e uso do potencial biótico da área e seu entorno.
Palavras-chave Cachoeira de Silvestre, Biopolítica, Escola e Sociedade.
Forma de apresentação..... Painel
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