Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9566

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Natália Lorrany Aparecida Fernandes
Orientador RAYZA SARMENTO DE SOUSA
Título Interseções da comunicação e política: O RenovaBR na grande mídia
Resumo Em junho de 2013, explodiu por todo o país uma série de manifestações que ganharam grande repercussão e adesão sob as bandeiras de melhorias na educação, saúde e segurança pública, além de denúncias contra corrupção e gastos públicos. Em março de 2015, surgiu uma nova onda de protestos, pautando então o impeachment da presidente Dilma Rousseff como solução para o cenário enfrentado pelo país. Embora essencialmente distintas, ambas as manifestações demonstram um sentimento coletivo de insatisfação política, descrédito de partidos e representantes e um profundo desejo por mudança. É a partir desse cenário que surgem no país, ou ganham maior notoriedade, diversos movimento políticos com bandeiras de renovação, verifica-se nos últimos cinco anos o surgimento de partidos, reformas internas de partidos antigos, além de diversos movimentos como: Agora!, Acredito, Livres, RenovaBR, dentre outros, todos com bandeiras de mudança e renovação. Nesse processo, assim como na sociedade contemporânea, a mídia ocupa lugar significativo de informação e disseminação de ideias. Ao dar voz ou invisibilizar pessoas, grupos e acontecimentos a mídia pode reproduzir conceitos tradicionais ou transformá-los e substituí-los. Podemos dizer que mídia e vida política estão em permanente relação, através da qual se alteram e influenciam, mutuamente. Estudar as relações entre mídia e política é analisar o processo democrático e o papel da comunicação nele. Desse modo o presente trabalho visa estudar a relação entre mídia e democracia sob a ótica dos movimentos políticos e sua representação nos grandes veículos de informação. A caráter exploratório visa-se compreender como o RenovaBR, aqui tomado como exemplo dos movimentos de “renovação política”, se apresenta na internet e é representado por alguns dos maiores jornais do país, sendo eles “Folha de São Paulo”, “O Estado de São Paulo” e “O Globo”. A escolha se deu devido a grande circulação nacional dos mesmos, seu reconhecimento enquanto veículos informativos e a tradição dos campos de pesquisa voltados a comunicação e política que a décadas os usam como objetos de pesquisa. Foram coletadas 128 notícias em que o RenovaBR é citado. Com um recorte temporal de 01/03/2018 a 20/06/2018 passamos a 36 textos. Optamos por excluir da amostra o conteúdo exclusivo para assinantes e realizar a análise somente com as notícias abertas para o público geral, desse modo chegamos ao número de 27 notícias. É possível dividi-las em três grupos: a) aquelas em que o RenovaBR é tema central, b)outras em que aparece em destaque porém associado a outros grupos e movimentos, no geral o Agora! e a RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), c) e um terceiro grupo seria referente a aquelas em que o projeto é apenas brevemente citado, por vezes fazendo menção a um de seus líderes bolsistas ou a seu fundador Eduardo Mufarej, ou ainda associado ao apresentador Luciano Huck enquanto apoiador do movimento.
Palavras-chave RenovaBR, movimentos de renovação, representação midiática
Forma de apresentação..... Oral
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