Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9551

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Luis Gustavo de Paiva Faria
Orientador VICTOR LUIZ ALVES MOURAO
Título Marginalidade e engajamento na obra de Torquato Neto
Resumo As análises sociológicas de fenômenos artísticos abrangem desde a posição do artista numa estrutura social à produção e recepção das obras no circuito do mercado da arte. Do ponto de vista sociológico, a atuação dos artistas em um determinado período histórico é marcada por condicionantes sociais, sejam elas de reificacão ou resistência aos valores vigentes, de modo que a produção de sua obra, embora subjetivamente orientada, permeia desde orientações ideológicas em sua realização às possibilidades de incorporação ao mercado artístico ou editorial. Nesse sentido, ao associarmos as produções artísticas às possibilidades e limitações de um contexto social e/ou um regime político, encontramo-nos numa intersecção entre artista, arte e sociedade, avaliando as determinações e conflitos entre eles, considerando a arte como sistema cultural e, portanto, integrada à sociedade tanto quando a questiona como quando a reafirma, ao mesmo tempo em que o artista, sendo um indivíduo no interior de uma sociedade, compartilha de valores, ainda que tenha um caráter transgressivo, de um determinado grupo ou sociedade. O famoso aforismo de Helio Oiticica: “seja marginal, seja herói”, aponta para a característica de que determinados artistas, entre as décadas de 1960 e 70, mantinham-se à margem da estrutura política ditatorial em voga no Brasil à época. A classificação de um artista como marginal, em seus aspectos estéticos e políticos, traz consigo uma série de implicações pouco delineadas pela literatura sociológica e pela crítica literária. O trabalho, considerando o contexto histórico mencionado, objetiva compreender as relações entre marginalidade e engajamento político na obra do artista Torquato Neto, autor polêmico por ter assumido distintos posicionamentos ao longo de sua vida e sua obra, filiando-se a diferentes movimentos artísticos, como ao CPC (Centro Popular de Cultura), ao Concretismo e ao Tropicalismo. Nesse sentido, aponta-se para a necessidade de se distinguir tais grupos de artistas em algumas de suas propostas estéticas e/ou políticas, demonstrando as relações e rompimento de Torquato Neto com suas propostas e o modo como isso é traduzido em sua obra. Propõe-se a utilização do método de análise de conteúdo e de análise documental, realizando um levantamento de documentos primários e secundários referentes à obra e à biografia de Torquato Neto. Partindo de uma abordagem sociológica, o trabalho insere-se na área de Sociologia da Literatura, lançando mão de recursos teóricos desta última como possibilidade de compreensão do artista, sua obra e seu contexto.
Palavras-chave Marginalidade, Torquato Neto, Sociologia da Arte.
Forma de apresentação..... Oral
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