Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9541

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Thayná Luana Borges
Orientador ROSA CRISTINA PORCARO
Outros membros Adriele Aparecida Miranda, Jânisson da Silva Leite
Título A coordenação pedagógica e o trabalho coletivo: desafios e possibilidades
Resumo O presente trabalho foi desenvolvido por um grupo de estudantes da disciplina EDU 348 “Organização e Gestão da Educação Básica". O ponto de partida do estudo foi a realidade e as particularidades existentes em uma coordenação pedagógica e a forma como se dá o trabalho coletivo neste processo. Realizamos uma pesquisa com quatorze instituições de ensino, sendo sete da rede municipal, quatro da rede privada e três da rede estadual. As escolas são dos municípios de Viçosa, Cajuri, São Miguel e Ervália, localizados na Zona da Mata mineira. Destas, apenas seis retornaram (três municipais, uma particular e duas estaduais). Objetivamos, com este estudo, compreender as particularidades do trabalho de um coordenador pedagógico, seus desafios e possibilidades em um trabalho coletivo. Analisamos seis questionários aplicados a coordenadores pedagógicos da rede estadual, municipal e particular de ensino das cidades mencionadas anteriormente. Investigamos os desafios e as possibilidades vivenciados por estes coordenadores pedagógicos. Relacionamos os resultados obtidos através de questionários com pesquisas já existentes a respeito da temática. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, construída a partir de fontes bibliográficas criteriosamente selecionadas. Foram aplicados questionários estruturados contendo sete questões cada. Ao realizar a análise dos questionários, buscou-se averiguar os desafios, possibilidades, facilidades, dificuldades e objetivos elencados por coordenadores pedagógicos das seguintes escolas: ”A”,”B”,”C”,”D”,”E "e “F”; as quais foram nominadas por letras para fins de preservação da identidade dos sujeitos. De acordo com a análise dos questionários, verificou-se que os coordenadores acreditam em uma educação democrática com a participação de todos. Consideram a sobrecarga de trabalho, a indisciplina do alunado e a participação dos pais como alguns dos principais desafios enfrentados. É importante salientar que apenas uma das coordenadoras pedagógicas elencou o comprometimento dos docentes como sendo um desafio. Percebemos que a escola é um local onde acontecem inúmeras discussões em prol de uma melhor qualidade da educação e é incumbido ao coordenador pedagógico o papel de mediador de todo este processo, organizando, discutindo e planejando, junto com os demais segmentos da instituição, tendo por alicerce o trabalho coletivo. Mesmo que este trabalho esteja envolto por inúmeros desafios, ele resulta no desenvolvimento institucional e na abertura para maiores possibilidades do processo de ensino.
Palavras-chave Coordenação pedagógica, desafios, possibilidades
Forma de apresentação..... Painel
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