Resumo |
O presente trabalho foi desenvolvido por um grupo de estudantes da disciplina EDU 348 “Organização e Gestão da Educação Básica". O ponto de partida do estudo foi a realidade e as particularidades existentes em uma coordenação pedagógica e a forma como se dá o trabalho coletivo neste processo. Realizamos uma pesquisa com quatorze instituições de ensino, sendo sete da rede municipal, quatro da rede privada e três da rede estadual. As escolas são dos municípios de Viçosa, Cajuri, São Miguel e Ervália, localizados na Zona da Mata mineira. Destas, apenas seis retornaram (três municipais, uma particular e duas estaduais). Objetivamos, com este estudo, compreender as particularidades do trabalho de um coordenador pedagógico, seus desafios e possibilidades em um trabalho coletivo. Analisamos seis questionários aplicados a coordenadores pedagógicos da rede estadual, municipal e particular de ensino das cidades mencionadas anteriormente. Investigamos os desafios e as possibilidades vivenciados por estes coordenadores pedagógicos. Relacionamos os resultados obtidos através de questionários com pesquisas já existentes a respeito da temática. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, construída a partir de fontes bibliográficas criteriosamente selecionadas. Foram aplicados questionários estruturados contendo sete questões cada. Ao realizar a análise dos questionários, buscou-se averiguar os desafios, possibilidades, facilidades, dificuldades e objetivos elencados por coordenadores pedagógicos das seguintes escolas: ”A”,”B”,”C”,”D”,”E "e “F”; as quais foram nominadas por letras para fins de preservação da identidade dos sujeitos. De acordo com a análise dos questionários, verificou-se que os coordenadores acreditam em uma educação democrática com a participação de todos. Consideram a sobrecarga de trabalho, a indisciplina do alunado e a participação dos pais como alguns dos principais desafios enfrentados. É importante salientar que apenas uma das coordenadoras pedagógicas elencou o comprometimento dos docentes como sendo um desafio. Percebemos que a escola é um local onde acontecem inúmeras discussões em prol de uma melhor qualidade da educação e é incumbido ao coordenador pedagógico o papel de mediador de todo este processo, organizando, discutindo e planejando, junto com os demais segmentos da instituição, tendo por alicerce o trabalho coletivo. Mesmo que este trabalho esteja envolto por inúmeros desafios, ele resulta no desenvolvimento institucional e na abertura para maiores possibilidades do processo de ensino. |