Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9521

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Roberto Carlos Ribeiro Araújo
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Título O conteúdo pressuposto e o estímulo à formação de um sujeito ativo do ato de ler
Resumo Neste trabalho, propõe-se estudar os pressupostos discursivos e sua importância para a compreensão aprofundada do texto. O enfoque ao aspecto linguístico do texto, especialmente aos implícitos discursivos, deve-se, então, ao desejo de colaborar para o desenvolvimento da competência de leitura do interlocutor, dando-lhe a oportunidade de desenvolver habilidade de análise do texto e do discurso, auxiliando na percepção de ideologias e de estratégias argumentativas do autor. A partir da análise de uma reportagem jornalística, busca-se desvendar nos conteúdos implícitos ou pressupostos inscritos na frase ou no enunciado premissa(s) e ideologia(s) que acercam o texto de sua situação discursiva e evidenciam as intenções do produtor do texto – acredita-se na função de termômetro social (ARRUDA-FERNANDES, 1997) do texto-reportagem para retratar a consciência de um grupo social. Com base em uma concisa literatura da área,que inclui, entre outros, os trabalhos de Kock (2006), Vion (1992) e Ducrot (2008), pontua-se a questão do pressuposto como elemento constitutivo do enunciado, como espaço próprio de premissas e ideologias, e sua função orientadora do argumento; além de reflexões sobre o caráter informativo e performativo do texto-reportagem e sobre o ato de ler e a formação do leitor crítico. Conclui-se que o reconhecimento do conteúdo pressuposto é essencial para a apreensão geral do texto em contexto e colabora para a formação do leitor crítico; que a reportagem analisada está perpassada por traços de subjetividade, em que as escolhas do conteúdo pressuposto dizem respeito a premissas e pontos de acordo respaldados (ou assim acredita o locutor) pelo leitor, demonstrando interesse em reforçar ou modificar pensamentos, atitudes e ações de seu alocutário. De alguma forma, a dinâmica de posto e pressuposto registrada no texto da reportagem conduz o leitor para a percepção da necessidade da promoção de um Estado menos desigual por meio da adoção e estimulação de políticas públicas de redução da desigualdade social e de programas de distribuição de renda, revelando-se, assim, a ideologia político-social do assistencialismo existente na sociedade.
Palavras-chave Pressuposição, argumentação, leitura.
Forma de apresentação..... Painel
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