Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9518

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jessilene de Freitas Lopes
Orientador REGINA CELIA RODRIGUES DE MIRANDA MILAGRES
Outros membros ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA, Maria Abreu Gott Cunha, Samara Karmel Castro da Conceição , TATIANE CRISTINA SERAFIM
Título Educação alimentar e nutricional para crianças e Adolescentes da Associação de Proteção e Amparo Social (APAS) de Viçosa-MG
Resumo Considerando o crescente número de indivíduos, em especial crianças e adolescentes, atingidos por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), se faz necessário promover uma abordagem educativa sobre a Alimentação Saudável voltada para conscientização desse público, de forma a diminuir o risco do desenvolvimento dessas doenças. Diante dessa realidade, a equipe do projeto de extensão universitária, crescendo com saúde: Alimentação Saudável e Segura em Creches filantrópicas no Município de Viçosa/MG, identificou a necessidade de oferecer atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), em uma Instituição Filantrópica da cidade, conhecida como Associação de Proteção e Amparo Social (APAS). Assim, o objetivo da execução das atividades do projeto foi conscientizar escolares acolhidos pela instituição, sobre a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis. Para alcançar os objetivos traçados, as atividades foram realizadas em duas etapas. Na primeira, foi apresentado por metodologias ativas de ensino-aprendizagem, os dez passos para uma Alimentação Saudável como preconiza o Guia Alimentar para a População Brasileira, reformulado em 2014, seguido das doenças que podem estar associadas ao consumo exagerado de alimentos processados e ultraprocessados. Em sequência, realizou-se uma prática para visualizar a quantidade de açúcar, sal e gordura presente em produtos industrializados, a fim de demonstrar que são alimentos que devem ter seu consumo restrito. Na segunda etapa, procedeu-se a realização de Oficinas Culinárias no Laboratório de Estudo Experimental dos Alimentos do Departamento de Nutrição e Saúde na Universidade Federal de Viçosa (DNS/UFV), com preparações atraentes e saudáveis, elaboradas com ingredientes da horta da instituição, frutas da época e de preços mais acessíveis no mercado. A execução das receitas foi tarefa das crianças e jovens, com o auxílio e supervisão dos membros do projeto, com o intuito de despertar no público o interesse em preparar a própria refeição e evitar o consumo de processados e ultraprocessados. As preparações foram: panqueca de espinafre recheada com frango, suco de limão com melancia e sorbet de manga com banana. Como resultados alcançados até o momento, tem-se que a aprovação das receitas foi quase unânime, observou-se que, o público da APAS já possui um nível de conhecimento com relação à Alimentação Saudável, porém encontra dificuldades em incorporá-los a rotina diária. Para tanto, concluiu-se que a realização das dinâmicas permitiu instigá-los a refletir melhor sobre o alimento que ingerem, considerando o risco de desenvolverem doenças associadas à uma alimentação não saudável. Além disso, notou-se que a prática de cozinhar despertou neles o interesse em reproduzir as preparações em casa com a família.
Palavras-chave Alimentação Saudável, Oficinas Culinárias, Escolares.
Forma de apresentação..... Painel
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