Resumo |
A partir da revolução digital, iniciada ainda em meados do último século, grandes transformações aconteceram na sociedade. Cada vez mais, o ambiente construído incorpora tecnologias que transformam a maneira como práticas cotidianas são realizadas. Esta inserção traz mudanças significativas na produção e organização destes espaços. A sala de aula é um desses espaços que sofrem consequências de diversas transformações sociais, pedagógicas e tecnológicas, resultando em um acúmulo de experiências e na construção de novos paradigmas educativos. Discute-se como deve ser o espaço de ensino que dará suporte ao desenvolvimento de habilidades coerentes a uma nova geração de alunos e professores. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação do espaço físico da sala de aula com as principais teorias de aprendizagem no contexto contemporâneo, a partir da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, será avaliada a sala de aula da graduação em três instituições de ensino superior (Universidade Federal de Viçosa - UFV, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE e Faculdade Única - Ipatinga). A metodologia aplicada nesta pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, visando analisar e refletir sobre os aspectos físicos da sala de aula e os impactos da inserção das TDICs no processo de ensino-aprendizagem. A revisão de literatura dá suporte para a construção do referencial teórico, e os métodos utilizados, advindos da psicologia ambiental, como mapas comportamentais, mapeamento tecnológico e físico das salas de aula dão suporte ás análises dos objetos de estudo, além de entrevistas estruturadas. Esta pesquisa visa contribuir com conhecimento na área de arquitetura e urbanismo, na especialidade tecnologia da arquitetura, através de um estudo que aponte as relações entre as teorias de aprendizagem e as TDICs associadas ao espaço da sala de aula, oferecendo informações para projeto de futuras salas de aula do ensino superior, contribuindo também para o aprimoramento da educação. |