Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9510

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor David Geraldo Santos de Oliveira
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Título Avaliação e tratamento de lesões: conhecimento e condutas da equipe de enfermagem
Resumo INTRODUÇÃO: As lesões na pele, consequências mais comuns para o aumento da permanência de pacientes em hospitais, tem sido considerada um indicador de qualidade da assistência de enfermagem nos serviços de saúde. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento e condutas da equipe de enfermagem na avaliação e tratamento de lesões. METODOLOGIA: Estudo descritivo, tendo como amostra a equipe de enfermagem dos hospitais de Viçosa-MG. Aplicou-se um questionário para identificação dos participantes, treinamento em serviço, conhecimento e conduta dos profissionais mediante assistência ao portador de lesões. Os dados foram digitados em planilha Excel e analisados no Statical Package for Social Science (SPSS). Realizou-se análise descritiva dos dados. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Viçosa através do número 2.098.215 e financiado pela Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio da concessão de bolsa de iniciação científica no período de julho de 2017 a agosto de 2018. RESULTADOS: Participaram do estudo 103 profissionais de enfermagem, sendo 71,8% do sexo feminino, 80,6% eram profissionais de nível médio. A idade média foi 33,07 ±11,53 anos. O tempo de formado variou de 04 meses a 32 anos, e o de atuação profissional de 02 meses a 27 anos, e 62,1% dos participantes formaram-se em escolas privada. Dos entrevistados 62,1% relataram ter participado de treinamento em serviço, e 68% foram treinados a menos de 06 meses. Em relação à conduta frente a um paciente com lesões, 34% relatam comunicar ao enfermeiro do setor. Na avaliação do conhecimento e condutas sobre avaliação e tratamento de lesões gerou-se 04 categorias, sendo “técnica de curativo, indicação de coberturas, princípios de coberturas e debridamento”. Observou-se dificuldades dos participantes quanto a indicação de coberturas, mas apesar dos resultados positivos nas outras categorias, é importante ressaltar que poucas questões mostraram significância, o que implica em indiferença entre a formação superior ou técnica no processo de cuidados das lesões, sendo isso um risco para o paciente que sofre com um tratamento longo e doloroso, bem como para a instituição com ações onerosas. CONCLUSÕES: Observou-se que as maiores fragilidades se encontram na utilização de coberturas para o tratamento de lesões, sendo necessárias ações de educação para que sejam sanadas as fragilidades encontradas e um monitoramento desses treinamentos.
Palavras-chave Lesão por pressão, Sistema Único de Saúde, Avaliação educacional
Forma de apresentação..... Oral
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