Resumo |
O movimento cooperativista é uma iniciativa que visa incentivar o trabalho coletivo de forma a beneficiar seus membros e desenvolver socialmente a comunidade na qual se insere. Ao tratar da comunicação feita por esse setor que tem entre os seus princípios o interesse pela comunidade; o desenvolvimento local; a educação, a formação e a informação, pode-se inferir que essas concepções são bastante próximas do conceito de comunicação de interesse público (BUENO, 2009). Para verificar essa confinidade, neste trabalho analisam-se sob a perspectiva racial e de gênero a comunicação feita pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol). São estudadas as representações de negros e mulheres nos vídeos disponibilizados por ambas as centrais em seus respectivos canais no YouTube, entre abril e outubro de 2017. Os dados empíricos constituídos pelos audiovisuais postados no YouTube pelas referidas centrais foram analisados pelo método da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Após a exploração do material, os vídeos foram categorizados e feita interpretação semântica dos conteúdos. No procedimento foi utilizado como suporte o software livre Iramuteq. A pesquisa revela que a representatividade racial na comunicação é praticamente inexistente. O Sicoob somente uma vez representou uma jovem negra, sendo que a mesma contracena com dois jovens brancos e o vídeo é narrado por um homem. De forma geral, as representações de mulheres por essa cooperativa apenas se restringem às brancas, jovens e magras. Além disso, há certos momentos em que um homem ensina ou fala algo pelas mulheres, reafirmando padrões de gênero conservadores. Em relação ao canal TV Cresol, as representações acerca dos/as negros/as, são ínfimas, sendo que dentre os vídeos analisados apenas uma vez houve a presença de uma mulher negra. A cooperativa desenvolve em seu canal dois quadros que possuem uma postagem regular: o Momento Cresol e o Expedição Cresol. O primeiro é apresentado por um homem branco e o segundo por duas mulheres brancas, loiras e magras. Além disso, por diversas vezes as mulheres aparecem como composição figurativa ao lado de seus companheiros e não possuem poder de fala. |