Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9497

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Eduarda Rita Fialho
Orientador JILDETE KARLA DOS SANTOS
Outros membros DENISE MARA SOARES BAZZOLLI, Franciele Martins Santos , Jéssica Duarte da Silva, Josicelli Souza Crispim, Kaliane Sirio Araujo, Sofia Magalhães Moreira, Vanessa Nascimento Brito, Vinícius da Silva Duarte
Título Microbiologia na escola
Resumo A Microbiologia é uma área que abrange diversos organismos de escala microscópica. De forma geral, existe uma dificuldade dos alunos na percepção de organismos que se encontram nesta escala. Esta dificuldade é gerada principalmente pela impossibilidade de visualização dos organismos sem o auxílio de equipamentos especializados, como o microscópio. Mesmo em escolas equipadas com microscópios, seu uso tende a ser limitado pela escassez de equipamentos e/ou despreparo dos professores em seu manuseio. O Colégio de Aplicação (COLUNI) é uma escola pública de nível médio que faz parte da UFV. Esta escola possui laboratório de aulas práticas, mas equipado com poucos microscópios para a grande demanda de alunos. Por outro lado, o Departamento de Microbiologia da UFV (DMB-UFV) possui um laboratório de aulas práticas equipado e uma equipe técnica especializada no preparo e auxílio de aulas práticas. Com intuito de fortalecer o ensino na área de Microbiologia para estudantes do ensino médio do COLUNI, este trabalho teve como objetivo a realização de aula prática por meio de uma parceria entre DMB-UFV e o COLUNI. Pós-graduandos em Microbiologia Agrícola da UFV (PPGMA) prepararam material prático e ministraram aula para 160 alunos da 2° série do ensino médio nos anos de 2016 e 2017. Para avaliação das aulas foi aplicado aos alunos o questionário Likert com 5 escalas de alternativas (muito bom, bom, indiferente, ruim e muito ruim). Em 2016, foi realizada a visualização de bactérias e fungos em meio de cultura sólido e no microscópio, com posterior discussão da morfologia e importância desses microrganismos para a medicina, indústria de alimentos e para a natureza. Em 2017, a aula foi de coloração de Gram, na qual os alunos puderam manusear equipamentos da área de microbiologia, preparar lâminas e discutir sobre a morfologia bacteriana e a classificação das bactérias em Gram-negativas e Gram-positivas. Um total de 94,6% (ano 2016) e 95,0% (ano 2017) dos alunos classificaram como muito boa e boa a realização da aula fora do ambiente escolar convencional. Em relação ao acesso aos microscópios, 99,3% (ano 2016) e 98,6% (ano 2017) dos alunos classificaram em muito bom e bom. Já em relação à aprendizagem dos alunos, foi verificado que 94.6% (2016) e 87.1% (2017) classificaram como muito boa e boa. Os resultados sugerem que a parceria COLUNI e DMB-UFV deve ser incentivada e aperfeiçoada para contribuir ainda mais com o aprendizado dos alunos na área de microbiologia e também para a aproximação da comunidade com a Universidade. Este trabalho abre portas para o desenvolvimento de um projeto de extensão entre as escolas de Viçosa e o DMB-UFV.
Palavras-chave Educação, ensino, pós-graduação
Forma de apresentação..... Painel
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