| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Pós-graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Ciências Biológicas |
| Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | Outros |
| Primeiro autor | Josicelli Souza Crispim |
| Orientador | JILDETE KARLA DOS SANTOS |
| Outros membros | Eduarda Rita Fialho, Fernando Augusto da Silveira, Jéssica Duarte da Silva, Rita de Cássia Cerqueira Melo |
| Título | Ensinando microbiologia para o ensino médio: uma experiência de pós-graduandos |
| Resumo | A experiência em docência nos programas de pós-graduação normalmente está associada às disciplinas de graduação, o que implica na falta de contato de pós-graduandos com o ensino básico. Para possibilitar experiência com o ensino básico aos pós-graduandos do Programa em Microbiologia Agrícola da UFV (PPGMA), este trabalho propôs a realização de aulas práticas de microbiologia para alunos do ensino médio. Vinte alunos da pós-graduação atuaram como professores e monitores, preparando e ministrando aulas para 160 alunos da 2° série do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI) nos anos de 2016 e 2017. Para avaliação das aulas foi aplicado um questionário com escala Likert de 5 alternativas (muito bom, bom, indiferente, ruim e muito ruim) aos alunos do ensino médio e aos pós-graduandos. No primeiro ano, a aula incluiu a visualização do crescimento em meio sólido e da morfologia de bactérias e fungos ao microscópio. No segundo ano, a aula envolveu o preparo de lâminas, visualização da morfologia e classificação das bactérias em Gram positivas e Gram negativas. Um total de 99.2% (2016) e 92.1% (2017) dos alunos do ensino médio avaliaram como muito boa e boa a experiência da aula com os pós-graduandos. A presença de monitores em sala de aula foi avaliada como muito boa ou boa por 89% (2016) e 72.7% (2017) dos alunos. Um total de 88,88% (2016) e 100% (2017) dos pós-graduandos atribuíram à experiência com o ensino médio avaliação muito boa ou boa. Em relação à participação e ao interesse dos alunos do ensino médio durante a aula, 100% dos pós-graduandos avaliaram como muito boa ou boa em ambos os anos. A parceria PPGMA e COLUNI foi considerada como muito boa por 100% (2016) e 81.82% (2017) dos pós-graduandos. O contato dos alunos do ensino médio com pós-graduandos despertou a curiosidade pela pesquisa, o que torna a aula fora do ambiente escolar convencional atrativa. A experiência com alunos do ensino médio, a participação dos alunos durante aula e a parceria PPGMA/COLUNI foram avaliadas positivamente pelos pós-graduandos. Os resultados obtidos sugerem que a experiência em docência de estudantes de pós-graduação no ensino médio deve ser incentivada e aperfeiçoada para contribuir para a formação destes profissionais e para a aproximação do ambiente universitário com a comunidade. |
| Palavras-chave | pós-graduação, educação, microbiologia |
| Forma de apresentação..... | Painel |