ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Pós-graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ciências Biológicas |
Setor |
Colégio de Aplicação - Coluni |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Josicelli Souza Crispim |
Orientador |
JILDETE KARLA DOS SANTOS |
Outros membros |
Eduarda Rita Fialho, Fernando Augusto da Silveira, Jéssica Duarte da Silva, Rita de Cássia Cerqueira Melo |
Título |
Ensinando microbiologia para o ensino médio: uma experiência de pós-graduandos |
Resumo |
A experiência em docência nos programas de pós-graduação normalmente está associada às disciplinas de graduação, o que implica na falta de contato de pós-graduandos com o ensino básico. Para possibilitar experiência com o ensino básico aos pós-graduandos do Programa em Microbiologia Agrícola da UFV (PPGMA), este trabalho propôs a realização de aulas práticas de microbiologia para alunos do ensino médio. Vinte alunos da pós-graduação atuaram como professores e monitores, preparando e ministrando aulas para 160 alunos da 2° série do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI) nos anos de 2016 e 2017. Para avaliação das aulas foi aplicado um questionário com escala Likert de 5 alternativas (muito bom, bom, indiferente, ruim e muito ruim) aos alunos do ensino médio e aos pós-graduandos. No primeiro ano, a aula incluiu a visualização do crescimento em meio sólido e da morfologia de bactérias e fungos ao microscópio. No segundo ano, a aula envolveu o preparo de lâminas, visualização da morfologia e classificação das bactérias em Gram positivas e Gram negativas. Um total de 99.2% (2016) e 92.1% (2017) dos alunos do ensino médio avaliaram como muito boa e boa a experiência da aula com os pós-graduandos. A presença de monitores em sala de aula foi avaliada como muito boa ou boa por 89% (2016) e 72.7% (2017) dos alunos. Um total de 88,88% (2016) e 100% (2017) dos pós-graduandos atribuíram à experiência com o ensino médio avaliação muito boa ou boa. Em relação à participação e ao interesse dos alunos do ensino médio durante a aula, 100% dos pós-graduandos avaliaram como muito boa ou boa em ambos os anos. A parceria PPGMA e COLUNI foi considerada como muito boa por 100% (2016) e 81.82% (2017) dos pós-graduandos. O contato dos alunos do ensino médio com pós-graduandos despertou a curiosidade pela pesquisa, o que torna a aula fora do ambiente escolar convencional atrativa. A experiência com alunos do ensino médio, a participação dos alunos durante aula e a parceria PPGMA/COLUNI foram avaliadas positivamente pelos pós-graduandos. Os resultados obtidos sugerem que a experiência em docência de estudantes de pós-graduação no ensino médio deve ser incentivada e aperfeiçoada para contribuir para a formação destes profissionais e para a aproximação do ambiente universitário com a comunidade. |
Palavras-chave |
pós-graduação, educação, microbiologia |
Forma de apresentação..... |
Painel |