Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9496

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Josicelli Souza Crispim
Orientador JILDETE KARLA DOS SANTOS
Outros membros Eduarda Rita Fialho, Fernando Augusto da Silveira, Jéssica Duarte da Silva, Rita de Cássia Cerqueira Melo
Título Ensinando microbiologia para o ensino médio: uma experiência de pós-graduandos
Resumo A experiência em docência nos programas de pós-graduação normalmente está associada às disciplinas de graduação, o que implica na falta de contato de pós-graduandos com o ensino básico. Para possibilitar experiência com o ensino básico aos pós-graduandos do Programa em Microbiologia Agrícola da UFV (PPGMA), este trabalho propôs a realização de aulas práticas de microbiologia para alunos do ensino médio. Vinte alunos da pós-graduação atuaram como professores e monitores, preparando e ministrando aulas para 160 alunos da 2° série do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI) nos anos de 2016 e 2017. Para avaliação das aulas foi aplicado um questionário com escala Likert de 5 alternativas (muito bom, bom, indiferente, ruim e muito ruim) aos alunos do ensino médio e aos pós-graduandos. No primeiro ano, a aula incluiu a visualização do crescimento em meio sólido e da morfologia de bactérias e fungos ao microscópio. No segundo ano, a aula envolveu o preparo de lâminas, visualização da morfologia e classificação das bactérias em Gram positivas e Gram negativas. Um total de 99.2% (2016) e 92.1% (2017) dos alunos do ensino médio avaliaram como muito boa e boa a experiência da aula com os pós-graduandos. A presença de monitores em sala de aula foi avaliada como muito boa ou boa por 89% (2016) e 72.7% (2017) dos alunos. Um total de 88,88% (2016) e 100% (2017) dos pós-graduandos atribuíram à experiência com o ensino médio avaliação muito boa ou boa. Em relação à participação e ao interesse dos alunos do ensino médio durante a aula, 100% dos pós-graduandos avaliaram como muito boa ou boa em ambos os anos. A parceria PPGMA e COLUNI foi considerada como muito boa por 100% (2016) e 81.82% (2017) dos pós-graduandos. O contato dos alunos do ensino médio com pós-graduandos despertou a curiosidade pela pesquisa, o que torna a aula fora do ambiente escolar convencional atrativa. A experiência com alunos do ensino médio, a participação dos alunos durante aula e a parceria PPGMA/COLUNI foram avaliadas positivamente pelos pós-graduandos. Os resultados obtidos sugerem que a experiência em docência de estudantes de pós-graduação no ensino médio deve ser incentivada e aperfeiçoada para contribuir para a formação destes profissionais e para a aproximação do ambiente universitário com a comunidade.
Palavras-chave pós-graduação, educação, microbiologia
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.