Resumo |
Ainda que a ocupação docente se encontre, nos dias atuais, frente a uma série de dificuldades e desafios, marcada pelo desprestígio social e consequente desvalorização salarial, trata-se de uma ocupação profissional que vem resistindo de forma hercúlea às intempéries das políticas educacionais em nosso país. A partir das asseverações que envolvem o cenário educacional, a presente investigação buscou identificar a prática pedagógica do professor atuante na formação inicial considerado o bom professor na perspectiva de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física. A pesquisa se caracterizou como um estudo descritivo de cunho qualitativo. Para o desenvolvimento dessa pesquisa o grupo amostral foi constituído de 53 acadêmicos de ambos os sexos (24 homens e 29 mulheres) que se encontravam matriculados no último ano do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Os resultados obtidos mostraram consonância nos aspectos relativos à multidimensionalidade na prática pedagógica dos professores considerados pelos acadêmicos. No entanto as boas práticas desenvolvidas pelos professores podem ser compreendidas tendo em vista ações como a interdisciplinaridade, a manutenção da prática de intervenção atualizada e em constante interface com aspectos políticos e sociais, somado ao gosto, o compromisso, a dedicação e a responsabilidade mediatizadas por boas relações interpessoais no ambiente de aprendizagem. Assim, entende-se que a formação inicial de professores deve ser efetivada num contexto multidimensional, não perdendo de vista binômios como educação-sociedade, educação-politica, educação-cultura e demais campos sociais que podem abranger o ser humano. Por fim, a análise realizada na presente investigação revelou que o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos pelos acadêmicos na prática docente que certamente vão se agregando num ininterrupto processo ao longo de sua trajetória profissional num dado segmento e contexto educacional. |