Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9490

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Márcia Vilela Valdier
Orientador EDSON SOARES FIALHO
Título O estudo da climatologia na escola pública de educação básica
Resumo São muitas as dificuldades para o ensino dos conteúdos de Geografia na escola pública de Educação Básica e o ensino da Climatologia se revela uma dificuldade para os professores por não disporem de ferramentas e metodologias apropriadas para exemplificar e/ou estudar os fenômenos e, assim, também para os alunos por não compreenderem o que parece complexo como fenômenos globais, regionais e locais. A pesquisa teve por finalidade conhecer a realidade do estudo de Climatologia, os conteúdos apreendidos pelo aluno para pensar possiblidades de ensino da Climatologia de forma mais eficiente. Foi realizada na Escola Estadual Doutor José Bastos França, distrito de Raposo, município de Itaperuna, noroeste do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho de pesquisa desenvolvido na escola foi exclusivamente através de observações, participação em conversas informais com professores e alunos e diálogos temáticos. Um questionário foi aplicado junto a um aluno de cada ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, aquele com maior assiduidade e aproveitamento em Geografia, com o objetivo de verificar se os alunos estudaram ou se lembram de ter estudado Climatologia, em que ano, a importância de estudar clima e que conteúdos foram apreendidos. Ficou comprovado que a maioria não estudou ou não se lembra de ter estudado algum conteúdo relacionado à Climatologia e, quando perguntados se aprenderam, dois responderam que um pouco e um respondeu que sim, os demais responderam que não estudaram. Foi unânime a resposta sim à pergunta se o estudo de Climatologia é importante. As respostas nos permitem refletir sobre a forma como estudam Climatologia e o que estudam, ou seja, talvez não tenham construído ou associado os conhecimentos à realidade onde vivem, pois fatores climáticos como temperatura, precipitação, umidade atmosférica, ventos, catástrofes naturais, meio ambiente e ações antrópicas estão diretamente ligados e interferem na vida e qualidade de vida de todos. Enfim, a pesquisa permitiu confirmar que o estudo dessa ciência se reduz ao estudo de tipos de climas, mas também foi uma oportunidade para refletir sobre o estudo dos conteúdos e metodologias usadas nas escolas públicas. É preciso pensar possibilidades para que o conteúdo seja trabalhado de forma a possibilitar maior proximidade com a realidade ou partir dela para orientar a construção do conhecimento de todos, de forma a tornar a aprendizagem um processo contínuo e mais significativo para compreensão e discussão de fatores, causas, efeitos, consequências e, sobretudo, prevenções e soluções para os diversos problemas socioespaciais que decorrem da dinâmica climática, inclusive as interferências nas atividades econômicas da comunidade.
Palavras-chave estudo de climatologia, educação básica, possibilidades
Forma de apresentação..... Oral
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