Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9481

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nicoli Souza Carneiro
Orientador FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ
Outros membros Carolina Silva Teixeira, Maria Teperino Pinho, Mariana Menezes Chaves, Yanna Celidonio Daflon de Melo
Título Primeiros socorros: educando a comunidade e os profissionais de saúde do município de Viçosa-MG e região
Resumo INTRODUÇÃO: Uma das principais competências do enfermeiro é ser educador, executando assim, ações de educação em saúde tanto com a população em geral, quanto com os profissionais de saúde. Estas ações devem ser realizadas com intuito de aperfeiçoar a prática profissional e melhorar o conhecimento das populações sobre o processo saúde-doença, tornando os mesmos mais empoderados para cuidar de sua saúde. Diante disso, o enfermeiro tem um papel importantíssimo na disseminação do conhecimento sobre os Primeiros Socorros não só para os profissionais da saúde, mas também para toda população. A capacitação em primeiros socorros norteia o individuo a realizar o acionamento adequado do serviço especializado, à tomada de decisão no momento crítico das urgências e emergências e às ações passíveis de serem realizadas durante o aguardo do serviço especializado. Pessoas capacitadas podem auxiliar eficientemente na redução dos óbitos e/ou incapacidades e melhora da expectativa de vida decorrente de um atendimento pautado em embasamento científico. OBJETIVO: capacitar a comunidade de Viçosa e região bem como os profissionais de saúde na realização de Primeiros Socorros em situações de urgência e emergência. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: Foram realizadas capacitações teórico práticas para profissionais de saúde, leigos e crianças. As mesmas foram elaboradas de forma lúdica no que diz respeito ao público infantil e ocorreram em parceria com estudantes de graduação do curso de biologia estagiários do Museu de Zoologia da Universidade Federal de Viçosa para melhor abordagem da temática “animais peçonhentos” (aranhas, escorpiões e cobras). Os temas trabalhados nas capacitações foram: síncope, crise convulsiva, hemorragia e epistaxe, queimaduras (calor e frio), envenenamento, fraturas, luxações, entorses, acidentes com animais peçonhentos, engasgo, parada cardiorrespiratória e atendimento pré-hospitalar ao politraumatizado. Foi aplicado pré e pós teste para avaliar o conhecimento prévio e posterior à capacitação realizada. Também foi feita pesquisa de opinião dos participantes, para identificação de potencialidades e fragilidades das capacitações. RESULTADOS: no períodode março a junho de 2018 foram realizados oito treinamentos com o total de 193 participantes dos públicos infantil, leigo e profissional. Além disso, o projeto também participou do evento público “Ciência na Praça” realizado no município de Viçosa, em que participaram 33 pessoas. Observou-se que a maioria dos participantes não tinham conhecimento adequado sobre primeiros socorros e relataram melhor conhecimento teórico prático após a capacitação. CONCLUSÕES: é essencial que este tipo de conhecimento seja divulgado e disseminado para um número maior de pessoas, para que dessa forma toda população esteja capacitada para realizar os primeiros socorros em uma situação de urgência/emergência.
Palavras-chave enfermagem, capacitação, primeiros socorros.
Forma de apresentação..... Painel
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