Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9480

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor MATHEUS MACIEL DE MATOS MENDES
Orientador LEOMAR TIRADENTES
Título Vamos fazer o que hoje? O lazer entre os estudantes secundaristas da UFV
Resumo Como resultado dos processos vividos pelo ser humano, a busca pela prática de atividades prazerosas em seu tempo livre em oposição ao tempo de trabalho foi sendo construída e modificada com o passar dos anos. Atualmente, esse tempo livre, preenchido por tais atividades, é caracterizado como tempo de lazer. Assim, a Geografia, enquanto ciência de múltiplos olhares, iniciou os estudos do lazer com a virada do Século XXI, enxergando-o como um tema de âmbito social, econômico e cultural. Esse contexto, colocado ao lado da sobrecarga e estresse relacionados aos estudos do dia a dia por parte dos alunos de Ensino Médio da UFV, faz com que a presente pesquisa tenha o objetivo de identificar como os estudantes utilizam o seu tempo livre, reconhecendo e refletindo sobre suas práticas diárias, tendo como campo de pesquisa os discentes do Colégio de Aplicação da UFV (CAp-COLUNI/UFV). Metodologicamente, optou-se por uma revisão bibliográfica, buscando entender os processos históricos de modificação do conceito e as definições atuais do lazer, baseando-se principalmente na concepção de Patmore (1983), além de uma aplicação de questionários que melhor possibilitasse identificar e compreender as práticas de lazer existentes entre os referidos discentes. Conclui-se que, embora a maioria dos alunos dediquem mais de oito horas diárias aos estudos, percebe-se a existência de atividades de lazer em torno de duas horas diárias, com intensa influência tecnológica. Observou-se também que o sistema de ensino não propicia amplamente as práticas de lazer aos estudantes, visto que aulas práticas, dinâmicas ou eventos acadêmicos e a própria disciplina de Educação Física foram pouco lembradas pelos discentes como possibilidade de atividades relacionadas ao lazer. Nesse sentido, algumas sugestões são propostas, com a intenção de contribuir na estruturação do lazer dentro do ambiente escolar, buscando novas metodologias que favoreçam a sua prática ampliando as interações entre professores e alunos.
Palavras-chave LAZER, JUVENTUDE, ENSINO MÉDIO
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,73 segundos.