Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9477

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Laila de Paula Serafim
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros Daiane Araujo Meireles
Título Caminhos do curso de extensão em Língua Brasileira de Sinais (Celib-ufv)
Resumo O Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (Celib) tem sua existência neste campus desde o ano de 2011, atuando como uma das frentes do Departamento de Letras (DLA), da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Esse curso promove ações voltadas para a inclusão, em específico, de pessoas surdas. O Celib segue o modelo dos demais cursos do PRELIN (Programa de Extensão em Ensino de Línguas), disponibilizando cursos regulares e minicursos de Libras, assim como promovendo eventos culturais e científicos em torno da língua e da cultura das pessoas surdas. Todos os semestres são ofertadas turmas de cursos regulares que vão do Nível 01 ao Nível 06, de acordo com a demanda. O Celib atende, prioritariamente, profissionais da educação (formados e em formação), além das áreas da saúde e comércio, sendo nosso público alvo estudantes e profissionais da comunidade acadêmica Ufeviana, profissionais da cidade de Viçosa e em torno na região da Zona da Mata Mineira. Os cursos regulares, assim como os minicursos, são ministrados por licenciandos da UFV de diferentes cursos, dentre ele: Letras, Pedagogia e História. Estes, que participam regularmente de grupos de estudos teóricos voltados à temáticas da língua sinalizada, formação de professores, estratégias e metodologias de ensino. Esse grupo tem por objetivo propiciar ao estudante a fundamentação teórica para auxiliá-lo na prática do ensino de Libras, assim como em sua formação profissional. Os estagiários(as) participam periodicamente de reuniões de orientação, esses encontros - que acontecem guiados pela orientadora do projeto -, são momentos de orientação, reflexão e compartilhar sobre as prática dos estagiários(as) em suas aulas e produção de materiais didáticos realizadas por eles(as). Além disso, houve em 2018 a introdução de uma supervisora, oriunda do departamento de Biologia, que auxilia, principalmente na coordenação de eventos - como o evento em comemoração da cultura surda denominado Setembro Azul que ocorre sempre ao segundo semestre de cada ano - e promoção de minicursos. As ações de cunho cultural realizadas pelo Celib este ano foram realizadas em parceria com o projeto Procultura 2018, que é voltado para ações de inclusão da comunidade surda e busca o envolvimento das pessoas surdas da comunidade acadêmica e da Zona da Mata Mineira em todas as suas ações. Tal parceria foi possível pelo compartilhar de objetivos comuns encontrados entre os projetos, sendo eles: a preocupação com a inclusão, disseminação da cultura e língua surda e valorização da pessoa surda. Realizamos ainda, outras parcerias relativas à promoção da pesquisa científica e ao ensino, destaco a parceria com o projeto Inovar+ e a proposta de pesquisa em ensino em torno da disciplina de disciplina de Libras para o ensino superior. Dessa forma, contemplamos que as ações propostas e desenvolvidas pelo Celib são de grande importância para o fim que ele deseja atingir, e vem se cumprindo com êxito ao longo dos seus anos de exercício.
Palavras-chave Libras, Inclusão, Ensino de Segunda Língua
Forma de apresentação..... Oral
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