Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9474

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Wesley Oliveira Soares
Orientador ALLAIN WILHAM SILVA DE OLIVEIRA
Título Entendimento prático dos conceitos da economia social e solidária por meio de aula de campo
Resumo Com o avanço do capitalismo, as relações do homem com a natureza foram intensamente modificadas. O ser humano, a partir de uma lógica de mercado passou a ter os elementos naturais a partir de uma visão mercantilista. Em contrapartida ao capitalismo, é visto o surgimento de várias teorias no âmbito econômico. Uma vertente econômica muito difundida é a economia social e solidária, que visa, a partir de uma lógica de cooperação, uma maior harmonia entre sociedade e natureza. Para a difusão e entendimento deste modelo, é necessário levar às aulas de Geografia a discussão sobre a economia social e solidária, para que os alunos tenham uma visão ampla em relação às questões do trabalho, bem como repensar o modo com que o ser humano vem se apropriando da natureza. O público alvo foram os estudantes do 3° ano do Colégio de Aplicação da UFV - Coluni, com o objetivo de promover a estes alunos o entendimento básico dos conceitos que embasam a economia social e solidária e o modelo na prática. Para cumprir o objetivo, foi realizado uma introdução aos conceitos principais da economia social e solidária, com base nos autores Paul Singer e Karl Polanyi. Após este momento, foi feito um trabalho de campo na feira agroecológica Quintal Solidário. Foi mostrado nesta aula, a forma de como a economia social e solidária é aplicada no âmbito da feira, destacando o circuito de produção da maioria dos alimentos e a preocupação com o meio ambiente e segurança alimentar. Os alunos foram convidados a terem o conhecimento prévio da feira, buscando através da observação e entrevistas aos expositores a compreensão das relações existentes no local de estudo. Foi realizado um debate para que estudantes colocarem considerações e perguntas acerca do tema. Os alunos evidenciaram algumas questões fundamentais, como a forma com que o circuito de produção acontece na feira, com os próprios produtores vendendo os seus produtos, com os mesmos sendo residentes em Viçosa ou em municípios vizinhos. Foi visto também a questão dos alimentos, que são produzidos na agricultura familiar, sendo agroecológicos. Conclui que o trabalho foi importante para a compressão das características da economia social e solidária, com a aula de campo sendo um elemento chave para este entendimento.
Palavras-chave Economia social e solidária, Agroecologia, Geografia
Forma de apresentação..... Oral
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