Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9467

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Pedro de Oliveira Milagres
Orientador MARIZABEL KOVALSKI
Título Uniforme Escolar: um elemento soociopedagógico na(s) Educação(ões) Física(s) Escolar(es)
Resumo A década de 80 no Brasil, foi marcada pela grande efervescência de ideias democráticos, que foram reprimidos durante a ditadura militar (1964 – 1984), juntamente com a modificação de elementos burocráticos – uniforme escolar – e o efervescer das concepções acadêmicas da Educação Física Escolar. Contudo, mesmo após todas as transformações, discursos de herança higienista no Brasil, como higiene, pudor e saúde, legitimam o uso dos uniformes escolares. Em função disso, propomos elaborar este estudo com o objetivo de analisar as confluências destes dois elementos – uniforme escolar e Educação Física Escolar – em suas diferentes concepções, a fomentar proposições que gerem a interdependência de ambos. Metodologicamente, foi utilizado como delineamento a pesquisa bibliográfica para fomentar os debates que circundam o tema e, em decorrência dos embates epistemológicos no campo da Educação Física, utilizamos como delimitação das tendências pedagógicas em Educação Física Escolar, as definições trazidas por Castellani Filho, em seu livro “Educação Física no Brasil: uma história que não se conta”. Tal estudo se justifica em função das discordâncias das mais diversas concepções pedagógicas em nosso campo, sendo assim, carecidos de pesquisa que busquem mediar a elaboração de propostas que contemplem as mais diversas. Concluímos que a presença do uniforme escolar nas escolas contribui tanto para a vigilância dos corpos, quanto para a integração dos indivíduos, e na Educação Física, por ser uma disciplina eminentemente prática podemos integrar novos valores a ele ou utilizar os já existentes a favor dos objetivos da aula. Na concepção biologicista, que visa o rendimento, o uniforme deve contribuir para o desempenho esportivo nas aulas, já nas concepções psicopedagógicas, o uniforme acaba ganhando um papel secundário ao auxiliar apenas nos movimentos, enquanto nas tendências histórico-críticas o uniforme há de contribuir com a emancipação e ação dos sujeitos ao instigar uma consciência coletiva, possibilitando análises diversas.
Palavras-chave Educação Física Escolar, Uniforme Escolar, Tendências Pedagógicas
Forma de apresentação..... Oral
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