Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9464

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marco Luis Conde Machado de Souza
Orientador CAROLINE MENDES DOS PASSOS
Título Monitoria de Matemática On-Line – MMO
Resumo Monitoria de Matemática On-Line – MMO é um Projeto de Extensão cadastrado junto à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Viçosa e teve início em março de 2018. Este projeto foi pensado para subsidiar os alunos do 3º ano do Ensino Médio no estudo da matemática por meio de monitorias on-line. Destacam-se também objetivos secundários como, auxiliar o professor de matemática da educação básica em suas aulas, associando as monitorias que o projeto organiza com os conteúdos ministrados pelo professor em sala de aula; promover a inclusão digital do aluno do ensino médio, do professor da educação básica e do aluno de graduação envolvido com o projeto; e possibilitar ao aluno do ensino médio o contato com conteúdos matemáticos que não estejam incluídos no planejamento anual da disciplina de matemática. Utilizamos, para o desenvolvimento das atividades do projeto, uma plataforma da internet e, neste ambiente, construímos uma sala de aula virtual, com o objetivo de atender as especificidades de cada turma que possam surgir. Embora caracterizado como projeto de extensão, o projeto nos permite pensar tanto ações de ensino quanto de pesquisa, uma vez que estamos diante de um processo rico em potencialidades, que envolve diferentes indivíduos. A primeira ação implementada foi promover o contato com escolas estaduais da região de Viçosa. Desse contato, que privilegiou escolas localizadas em bairros de periferia da região, três escolas aderiram ao projeto. Dessas três escolas, o projeto conta com a participação dos alunos em oito turmas, sendo seis de uma mesma escola. Todo o desenvolvimento das ideias neste ambiente virtual se dá por meio da interação dialógica entre as diversas representações de grupos presentes neste processo: graduandos em licenciatura de matemática; alunos da rede estadual do 3º ano do ensino médio; professores da Universidade Federal de Viçosa; professores da rede estadual da educação básica; e o ator informático. Podemos olhar para cada pequeno grupo dos indivíduos envolvidos como um ator, pois atuam diretamente num processo muito mais amplo e complexo que é a construção do conhecimento. Salientamos aqui a presença de um ator que não está representado por um grupo, e em torno do qual nosso projeto também foi pensado: o ator informático (BORBA & PENTEADO, 2001). Adotamos a perspectiva apresentada por Borba e Penteado (2001), que considera o conhecimento produzido por um coletivo, no qual, além dos sujeitos participantes da atividade, uma determinada mídia é também considerada um ator desse processo. Assim, é neste cenário virtual, repleto de interações dialógicas, grupos atuantes, ator informático e potencialidades que procuramos pensar nossa sala de aula on-line, como ambiente construtivo e reflexivo para os saberes matemáticos.
Palavras-chave Ator informático, Sala de aula virtual, Educação Matemática.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,65 segundos.