Resumo |
Este trabalho tem como intuito trazer informações sobre uma pesquisa na área de Ensino que procurou investigar as perspectivas de professores e alunos acerca dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática e, a partir delas, constituir propostas de ensino que incorporassem os diferentes olhares para a matemática, e que pudessem contribuir para as práticas matemáticas que se estabelecem nas salas de aula de um ambiente universitário. Ela foi realizada na Universidade Federal de Viçosa, financiada pela Pró-Reitoria de Ensino por meio do Programa Institucional de Bolsas de Apoio a Projetos de Ensino (PIBEN), que fornece bolsas para pesquisas que focalizam o ensino como temática principal. Para este trabalho, as seguintes etapas foram realizadas: estudos de textos científicos; estudo de Projetos Políticos e Pedagógicos (PPP’s) de cursos de licenciatura; elaboração, aplicação e análise de questionários; e grupos de discussão. Os PPP’s estudados foram referentes a quatro instituições, sendo elas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade dos Vales dos Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). O universo de participantes para a pesquisa foram alunos e professores que possuíam relações com o Curso de Matemática oferecido pela Universidade Federal de Viçosa. Desse conjunto, optamos por selecionar grupos de 20 alunos do Bacharelado em Matemática (escolhidos entre os anos de 2012 a 2017), 20 alunos da Licenciatura em Matemática (selecionados entre os anos de 2009 a 2017) e 20 professores (atuantes em áreas distintas), todos docentes do Departamento de Matemática da UFV. Para a formulação do questionário, utilizamos o de estilo “BATE-VOLTA”. Essa metodologia foi inspirada em um tipo de entrevista muito utilizada em programas de televisão como: “De frente com Gabi”, onde os apresentadores fazem perguntas claras e diretas ao entrevistado e este fornece respostas curtas e objetivas. A análise dos resultados foi encaminhada por meio de uma ferramenta do google denominada “nuvem de palavras”. Esta ferramenta consiste em um conjunto de palavras, que aparecem com tamanhos variados na nuvem. A dinâmica adotada para organização e condução dos grupos de discussão, consistiu em realizar pequenas “rodas” de conversas com os participantes, isto é, fizemos alguns encontros semanais nos quais, tentamos reunir dois alunos da licenciatura, dois do bacharelado e um professor. Cada encontro durou em média uma hora e meia. Para cada um deles, selecionamos a priori três temas referentes as perguntas do questionário. A análise dos resultados, tanto dos questionários, quanto dos grupos de discussão, foi encaminhada tomando como base textos acadêmicos da Educação Matemática, que discutiam os assuntos pertinentes a cada situação. Tal procedimento mostrou-se bastante produtivo, pois pudemos confrontar mundos matemáticos, pensando em melhorias para o Curso de Matemática da UFV. |