Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9458

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Nailanita Prette
Orientador CHRISTINA GONTIJO FORNACIARI
Título “As Técnicas e a Dança: apropriações artísticas do corpo na graduação em Dança da UFV”
Resumo A presente apresentação oral se refere à pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC CNPq) “As Técnicas e a Dança: apropriações artísticas do corpo na graduação em Dança da UFV”, que tem como objetivo analisar como as técnicas em dança se entrelaçam e como seus códigos aparecem em linhas estéticas de movimentação distintas.

Assim, o estudo se pautou em analisar como as técnicas auxiliam no fazer dança, observando se as técnicas coreográficas se modificam para abraçar novas propostas e metodologias para a construção de novos trabalhos artísticos.

A metodologia incluiu acompanhamento de disciplinas do Curso de dança da UFV cujas abordagens apresentam movimentações mais codificadas em contraste com as que apresentam movimentação mais livre e maior possibilidade de improvisação.

No total, dividas em dois grupos: Grupo 1: disciplinas DAN 115- Estudos Básicos da Técnica do Balé Clássico e DAN 219- Arte do Movimento II. E Grupo 2: disciplinas DAN 162- Folclore e Danças Brasileiras II e DAN 218- Dança Contemporânea IV.

Os pontos de análise dessa pesquisa, abordados nas entrevistas e também na observação das disciplinas, giram em torno das seguintes indagações: como o corpo reage a movimentos preestabelecidos e como os movimentos de técnicas em dança já incorporados aparecem em diversas linguagens da dança; como as técnicas em dança se relacionam e se a partir dessa relação ocorre a comunicação poética do corpo; como os conhecimentos de técnicas em dança são aplicados em suas composições; se o corpo já vivenciado em códigos em dança tem maior facilidade em aprender novas técnicas em dança, se o corpo tem maior prontidão na aquisição técnica; analisar como as técnicas corporais dos estudantes que não têm experiência com códigos em dança absorvem as técnicas em dança.

Como resultado da pesquisa ora apresentada, conclui-se que os estudo ligados às técnicas em dança se fazem importantes pois além de ricos em informações culturais, podem proporcionar materiais artísticos, já que o corpo é material criativo da dança, admitindo que o corpo não se desvincula de suas técnicas, até no que diz respeito à expressividade e criatividade.
Palavras-chave dança, corpo, técnicas em dança
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,65 segundos.