Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9456

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Daniela Gomes Rosado
Orientador FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI
Outros membros Adele Stephanie Oliveira, VICTOR LANA GONCALVES
Título A estruturação do Programa de Esportes e Lazer da UFV - PELU
Resumo A Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebeu entre os anos de 2012 a 2016 o Programa Segundo Tempo Universitário (PSTU) do Ministério do Esporte (ME). A ação foi destinada à comunidade acadêmica e seguiu os princípios do esporte educacional. Tal programa buscou democratizar o acesso à prática esportiva da comunidade acadêmica das universidades públicas, prioritariamente do corpo discente, afim de promover a constituição de núcleos de esporte. Assim, a UFV ofertou aos seus discentes a prática esportiva na perspectiva educacional e de participação. O PSTU teve como valiosa a autogestão após o fim de seus convênios, com objetivo de estruturar os setores de esporte e lazer dos municípios, estados e/ou universidades – caso desse relato de experiência. A UFV, até a chegada do PSTU, não ofertava aos seus discentes a possibilidade de prática do esporte educacional e, após a vigência do programa, sinaliza para a consolidação de ações deste mesmo perfl na referida IES. Tal forma, com o término da vigência do convênio, que estabelecia o PSTU no campus da UFV, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), por meio da sua Divisão de Esportes e Lazer (DLZ), buscou junto à administração superior da Universidade formas de financiamento para a continuidade das ações sistemáticas de esporte e lazer. Com isso, sustentados pelo know--how deixado pelo ME, foi constituído o Programa de Esportes e Lazer na UFV (PELU) no ano de 2017. Não podemos deixar de registrar a importância de escrever um projeto para concorrer a um edital do Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) na construção do PELU, pois os documentos norteadores (orientações e diretrizes) do PELC nos auxiliaram a consolidar nossas ideias e estrutura de Programa. O PELU ofereceu 27 turmas, sendo que cada uma tinha duas aulas por semana e carga horária variada de acordo com a modalidade (Futsal, Voleibol, Natação, Dança, Xadrez, Tênis e Peteca). As atividades são ministradas por 7 (sete) monitores de esportes, acadêmicos dos cursos de graduação em Educação Física e dança da própria universidade. O PELU também possui: um coordenador pedagógico, que é uma acadêmica do curso de Educação Física; um setor administrativo, formado por graduandos da UFV e divididos em coordenação e apoio; e a coordenação gera, funcionária da Divisão de Esportes e Lazer. Foram registradas 609 inscrições para abertas 460 vagas no ano de 2018. Uma característica central do PELU é oferta de vagas prioritárias aos acadêmicos que estão chegando à universidade no 1º ano letivo, possibilitando, com isso, a vivência do conteúdo cultural físico-esportivo do lazer. O PELU é uma ação que está em andamento na UFV, portanto, este relato apresenta a experiência de desenvolvimento do segundo ano de execução da proposta. É preciso destacar que ações desta natureza sejam continuadas nas universidades públicas do país.
Palavras-chave Atividades de lazer, Política pública, Esportes
Forma de apresentação..... Painel
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