Resumo |
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebeu entre os anos de 2012 a 2016 o Programa Segundo Tempo Universitário (PSTU) do Ministério do Esporte (ME). A ação foi destinada à comunidade acadêmica e seguiu os princípios do esporte educacional. Tal programa buscou democratizar o acesso à prática esportiva da comunidade acadêmica das universidades públicas, prioritariamente do corpo discente, afim de promover a constituição de núcleos de esporte. Assim, a UFV ofertou aos seus discentes a prática esportiva na perspectiva educacional e de participação. O PSTU teve como valiosa a autogestão após o fim de seus convênios, com objetivo de estruturar os setores de esporte e lazer dos municípios, estados e/ou universidades – caso desse relato de experiência. A UFV, até a chegada do PSTU, não ofertava aos seus discentes a possibilidade de prática do esporte educacional e, após a vigência do programa, sinaliza para a consolidação de ações deste mesmo perfl na referida IES. Tal forma, com o término da vigência do convênio, que estabelecia o PSTU no campus da UFV, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), por meio da sua Divisão de Esportes e Lazer (DLZ), buscou junto à administração superior da Universidade formas de financiamento para a continuidade das ações sistemáticas de esporte e lazer. Com isso, sustentados pelo know--how deixado pelo ME, foi constituído o Programa de Esportes e Lazer na UFV (PELU) no ano de 2017. Não podemos deixar de registrar a importância de escrever um projeto para concorrer a um edital do Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) na construção do PELU, pois os documentos norteadores (orientações e diretrizes) do PELC nos auxiliaram a consolidar nossas ideias e estrutura de Programa. O PELU ofereceu 27 turmas, sendo que cada uma tinha duas aulas por semana e carga horária variada de acordo com a modalidade (Futsal, Voleibol, Natação, Dança, Xadrez, Tênis e Peteca). As atividades são ministradas por 7 (sete) monitores de esportes, acadêmicos dos cursos de graduação em Educação Física e dança da própria universidade. O PELU também possui: um coordenador pedagógico, que é uma acadêmica do curso de Educação Física; um setor administrativo, formado por graduandos da UFV e divididos em coordenação e apoio; e a coordenação gera, funcionária da Divisão de Esportes e Lazer. Foram registradas 609 inscrições para abertas 460 vagas no ano de 2018. Uma característica central do PELU é oferta de vagas prioritárias aos acadêmicos que estão chegando à universidade no 1º ano letivo, possibilitando, com isso, a vivência do conteúdo cultural físico-esportivo do lazer. O PELU é uma ação que está em andamento na UFV, portanto, este relato apresenta a experiência de desenvolvimento do segundo ano de execução da proposta. É preciso destacar que ações desta natureza sejam continuadas nas universidades públicas do país. |