Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9450

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de História
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Isabela Cristina Quaresma
Orientador VANESSA LANA
Título Intercâmbio Científico e a atuação da Fundação Rockefeller na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais na segunda metade do século XX.
Resumo O objetivo deste projeto é analisar o intercâmbio científico entre a Fundação Rockefeller e a Universidade Rural do Estado de Minas Gerais – UREMG, na cidade de Viçosa, MG, na segunda metade do século XX.
A Fundação Rockefeller é uma associação filantrópica norte-americana fundada no início do século XX. As principais fundações filantrópicas originaram-se neste período. Famílias enriquecidas contribuíram, por motivações religiosas, pessoais, políticas ou econômicas, para a expansão social, cultural e científica de diversos países, mediante implementação de uma extensa rede de serviços assistenciais, universidades e institutos (CASTRO SANTOS, 1989).
A primeira comissão chegou ao Brasil em 1914, viajando pelo estado de São Paulo com intuito de coletar informações sobre as doenças infecciosas, como a malária, ancilostomíase e febre amarela. (FARIA, 1995). Esses primeiros contatos com estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, abriram margem para a entrada mais expressiva de médicos e sanitaristas norte-americanos, estreitando a relação entre Estados Unidos e Brasil.
Segundo dados dos relatórios oficiais da Fundação Rockefeller, o Brasil teria
sido o maior beneficiado em investimentos da Fundação, na América. Dentre os 13 milhões de dólares que foram aplicados em programas sanitários e de educação nos países americanos, 7 milhões foram direcionados para o desenvolvimento do ensino, de pesquisas científicas e campanhas sanitárias no território brasileiro (FARIA, 1994). Mais tarde, a Rockefeller incentivaria a produção do conhecimento científico, investindo na educação e na extensão de pesquisas. Nesse contexto, ocorre a entrada da referida instituição na UREMG, já nos primeiros anos da segunda metade do século XX.
Neste presente trabalho, nós apresentaremos os resultados que foram produzidos ao longo do ano, que foi dividido, basicamente, em duas partes: na primeira metade do projeto buscamos o aprofundamento teórico e a coleta de fontes primárias, que se encontram no Arquivo Central da UFV. Na segunda metade, ocorreu a seleção das fontes e a análise, elaborando um banco de dados com as fontes primárias encontradas e separados por temas. Com isso, buscamos fazer uma relação entre o aparato teórico e as fontes primárias levantadas para que este relatório pudesse ser desenvolvido ao longo do projeto
Palavras-chave Fundação Rockefeller, Intercâmbio científico, UREMG
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,76 segundos.