Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9429

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Beatriz Gomes Cornélio
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Título A importância das cotas raciais no ensino superior em tempos neoliberais
Resumo Este resumo é fruto da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) sobre acesso e permanência de estudantes cotistas negros e negras na instituição. O artigo que fundamenta este trabalho nasceu por meio de diálogos promovidos na disciplina “Educação Contemporânea” (EDU 612) oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), oportunizando reflexões sobre políticas sociais em tempos neoliberais. Com o entendimento de que a educação segundo a ideologia neoliberal mede as conquistas individuais por meio da meritocracia, nosso objetivo é questionar essa falácia, tendo como base as desvantagens que afetam diretamente grupos historicamente marginalizados como os/as negros/negras e que contradizem os princípios da meritocracia neoliberal. A abolição de 1888 não foi seguida de políticas indenizatórias pelos mais de 300 anos de escravização e o resultado se torna a significativa situação de vulnerabilidade provocada pelo racismo que ainda se alastra nos dias atuais. Reparação histórica em decorrência do período da escravização, promoção da representatividade para negros e negras no ensino superior e superação do racismo explícito e ao mesmo tempo velado pelo mito da democracia racial, são algumas das contribuições das políticas de cotas. A adoção das ações afirmativas significa também jogar por terra a falácia da meritocracia, pelo reconhecimento do Estado de que as oportunidades não são iguais para todos/todas e que é necessária uma forte intervenção da sociedade para contornar os efeitos perversos que o racismo tem causado. Apesar de ser uma ação paliativa com duração de dez anos (2012 – 2022), não podemos desconsiderar os avanços que a reserva de vagas trouxe na perspectiva de vida da população negra do Brasil em tempos neoliberais, onde a perca de direitos tornam-se cada vez mais frequentes. Os caminhos metodológicos que conduziram as investigações incluem pesquisa bibliográfica e análise documental acerca das políticas neoliberais e suas implicações no campo educacional e a importância das cotas para acesso de estudantes negros/negras no ensino superior. Este artigo buscou realizar uma parcela ínfima dos mais diversos diálogos possíveis sobre a importância das cotas. Sabemos que ainda há muito para ser feito, mas os caminhos já começaram a ser trilhados.
Palavras-chave cotas, meritocracia, neoliberalismo
Forma de apresentação..... Oral
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