Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9414

ISSN 2237-9045
Instituição Fundação Presidente Antônio Carlos
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thaisa Maisa Guido de Brito
Orientador ERICA MIRANDA MACIEL
Outros membros Astridinique Santana
Título Síndrome de BURNOUT: quando o estresse ameaça o profissional docente
Resumo O estresse é considerado hoje uma das ameaças mais sérias à saúde no trabalho, comprometendo o desempenho do profissional. Quando esse estresse chega a um grau elevado pode desencadear uma doença pouco conhecida: a Síndrome de Burnout ou síndrome de esgotamento profissional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2000), a síndrome de Burnout é um risco para todos os trabalhadores, pois causa um prejuízo no aspecto físico e mental. A partir desse contexto tal pesquisa teve como objetivo geral identificar os fatores relevantes que levam o professor a desenvolver um estresse tão grande, tendo como resultado o desencadeamento da Síndrome de Burnout. Partindo desse princípio buscou-se como objetivos específicos: identificar a porcentagem de professores que conhecem sobre a síndrome; comparar em qual rede de ensino, Pública ou Privada, e etapa de ensino que os sintomas da síndrome podem ser mais destacados; analisar qual o fator de maior impacto para desencadear a Síndrome. Iniciamos a pesquisa de campo usando a abordagem qualitativa, no município de Ubá, local onde foi realizado a coleta de dados. Realizamos a pesquisa com um total de 37 professores da Rede Pública e Privada, na área urbana do município de Ubá – MG. O foco consistiu em comparar e analisar em qual rede de ensino e etapa de escolaridade os sintomas da síndrome podem ser mais destacados, e quais as principais causas desse problema. Depois de aplicados todos os questionários, os dados coletados foram devidamente processados, tabulados e feita uma pré-análise, para viabilizar a escrita dos resultados. Vale ressaltar que os dados obtidos não permitem quantificar se os docentes apresentam a síndrome de Burnout, mas é possível inferir que docentes apresentam características que os tornam mais propensos a manifestar tal síndrome. Identificamos com as pesquisas que os profissionais da Educação Infantil são os que menos ouviram falar da síndrome e justamente entre eles estão os maiores índices da fase inicial do Burnout. Outro fator relevante foi a questão salarial, colocada em evidência em ambas redes e etapas de ensino, mostrando que o professor está cada vez mais desmotivado com sua remuneração.
Palavras-chave Burnout, Estresse, Professores.
Forma de apresentação..... Painel
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