Resumo |
O estresse é considerado hoje uma das ameaças mais sérias à saúde no trabalho, comprometendo o desempenho do profissional. Quando esse estresse chega a um grau elevado pode desencadear uma doença pouco conhecida: a Síndrome de Burnout ou síndrome de esgotamento profissional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2000), a síndrome de Burnout é um risco para todos os trabalhadores, pois causa um prejuízo no aspecto físico e mental. A partir desse contexto tal pesquisa teve como objetivo geral identificar os fatores relevantes que levam o professor a desenvolver um estresse tão grande, tendo como resultado o desencadeamento da Síndrome de Burnout. Partindo desse princípio buscou-se como objetivos específicos: identificar a porcentagem de professores que conhecem sobre a síndrome; comparar em qual rede de ensino, Pública ou Privada, e etapa de ensino que os sintomas da síndrome podem ser mais destacados; analisar qual o fator de maior impacto para desencadear a Síndrome. Iniciamos a pesquisa de campo usando a abordagem qualitativa, no município de Ubá, local onde foi realizado a coleta de dados. Realizamos a pesquisa com um total de 37 professores da Rede Pública e Privada, na área urbana do município de Ubá – MG. O foco consistiu em comparar e analisar em qual rede de ensino e etapa de escolaridade os sintomas da síndrome podem ser mais destacados, e quais as principais causas desse problema. Depois de aplicados todos os questionários, os dados coletados foram devidamente processados, tabulados e feita uma pré-análise, para viabilizar a escrita dos resultados. Vale ressaltar que os dados obtidos não permitem quantificar se os docentes apresentam a síndrome de Burnout, mas é possível inferir que docentes apresentam características que os tornam mais propensos a manifestar tal síndrome. Identificamos com as pesquisas que os profissionais da Educação Infantil são os que menos ouviram falar da síndrome e justamente entre eles estão os maiores índices da fase inicial do Burnout. Outro fator relevante foi a questão salarial, colocada em evidência em ambas redes e etapas de ensino, mostrando que o professor está cada vez mais desmotivado com sua remuneração. |