Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9413

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Letícia Quirino Moreira
Orientador CRISTIANE CATALDI DOS SANTOS PAES
Título Do conhecimento para a diversão: como a revista Ciência Hoje das Crianças recontextualiza o saber científico para o público infantil?
Resumo O interesse pela divulgação de informações procedentes do âmbito científico cresce a cada dia e a partir de tal interesse surge a necessidade de recontextualização da informação sobre ciência para que os resultados das pesquisas das diferentes áreas do saber sejam acessíveis ao público que terá a oportunidade de compreender como ocorrem os diversos fenômenos em seu cotidiano. Dessa maneira, as informações científicas são divulgadas, em geral, nos seguintes meios de comunicação: a revista e o jornal – de caráter impresso ou online – e são responsáveis por tornar possível a interação entre leitores não-especialistas e o conhecimento científico, promovendo maior democratização da informação, rompendo com a ideologia pautada sobre o argumento de que ciência pertence somente aos cientistas. Jornalistas e cientistas são agentes importantes no processo de transmissão do conhecimento, uma vez que, através da recontextualização da informação, viabilizam a compreensão do público leitor sobre os assuntos abordados. Pautando-se nessa concepção, essa pesquisa pretende identificar e analisar os procedimentos linguístico-discursivos de expansão, redução e variação e as estratégias divulgativas, presentes nos textos da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), que possuem a finalidade de recontextualizar o saber científico para o público infantil. Foram selecionados 18 textos da versão online da revista publicados no período de janeiro a julho de 2015, os quais compõem o corpus desse trabalho, cujo objetivo principal foi verificar se as informações possuem a finalidade de (in)formar e/ou exercitar a curiosidade das crianças. A CHC é a primeira revista do Brasil sobre ciência direcionada exclusivamente para o público infantil, o que motivou a escolha por essa revista que possui expressiva circulação nacional. Para a realização das análises, foram considerados os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso da Divulgação Científica, que considera o processo de recontextualização como prática discursiva na análise dos procedimentos linguístico-discursivos e das estratégias divulgativas utilizados no processo de reformulação do conhecimento científico nos textos selecionados. Os resultados revelam que a revista Ciência Hoje das Crianças é um importante veículo de (in)formação que recontextualiza as informações abordadas nos textos com o interesse de estimular tanto a curiosidade do público infantil como a aprendizagem de vários conhecimentos. Assim, os autores utilizam variadas estratégias divulgativas nos textos divulgados, para que o conhecimento se torne acessível e atrativo para as crianças que buscarem essa revista como fonte de informação.
Palavras-chave Ciência Hoje das Crianças, Divulgação Científica, Processo de Recontextualização.
Forma de apresentação..... Oral
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