ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Engenharia/Tecnologia |
Setor | Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Sim |
Primeiro autor | Bianca Fernandes Silva |
Orientador | DANIELLE DIAS SANT ANNA MARTINS |
Outros membros | ALEXANDRE NAVARRO DA SILVA, ALVARO MESSIAS BIGONHA TIBIRIÇA, Beatriz Teixeira Saraiva, Letícia Assis Carmo |
Título | O ensino a distância como proposta para as aulas práticas da engenharia de produção |
Resumo | O propósito deste trabalho foi construir um novo método de ensino-aprendizagem para a disciplina EPR 421 – Pesquisa Operacional aplicada à Engenharia de Produção, em uma nova modalidade, a semi-presencial. A partir da produção de materiais didáticos personalizados em formato digital e da utilização de recursos disponíveis na plataforma virtual, buscou-se atender às necessidades do ensino a distância, as quais se diferem do ensino presencial, atentando-se em manter uma boa interação entre os alunos, tutores e professora. Além do comprometimento do aluno, é indispensável que o professor também se esforce para promover uma boa transmissão do conhecimento. O ensino a distância pressupõe um processo educativo sistemático e organizado, que exige a via dupla entre os participantes do processo educacional, com eficácia para a transmissão, recepção, transformação e criação do processo educativo. O objetivo principal deste projeto foi elaborar materiais didáticos no formato digital, a fim de possibilitar aos estudantes de engenharia de produção uma nova forma de adquirir o conhecimento, usufruindo dos benefícios que o ensino a distância pode oferecer. O formato da disciplina em questão, somente aulas práticas, tornou a transformação para a modalidade semi-presencial mais facilitada, visto que os estudantes possuem conhecimento prévio sobre o conteúdo abordado e a maior parte da disciplina é voltada à exercícios. Objetivou-se transmitir o conhecimento e avaliar os alunos por meio de recursos digitais disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o PVANet, com o apoio da CEAD na produção dos materiais. Foram produzidos materiais digitais de apresentação da disciplina, de conteúdo e de atividades propostas, e disponibilizados aos alunos no PVANet. O trabalho realizado demonstrou a importância do planejamento prévio e organização dos materiais e do tempo, visto que podem ocorrer imprevistos que demandem ações rápidas para não prejudicar o cronograma. O tempo requerido para produção e formatação dos materiais foi um dos principais desafios encontrados no decorrer do projeto. |
Palavras-chave | Ensino a distância, Engenharia de Produção, materiais didáticos |
Forma de apresentação..... | Oral |