Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9411

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Bianca Fernandes Silva
Orientador DANIELLE DIAS SANT ANNA MARTINS
Outros membros ALEXANDRE NAVARRO DA SILVA, ALVARO MESSIAS BIGONHA TIBIRIÇA, Beatriz Teixeira Saraiva, Letícia Assis Carmo
Título O ensino a distância como proposta para as aulas práticas da engenharia de produção
Resumo O propósito deste trabalho foi construir um novo método de ensino-aprendizagem para a disciplina EPR 421 – Pesquisa Operacional aplicada à Engenharia de Produção, em uma nova modalidade, a semi-presencial. A partir da produção de materiais didáticos personalizados em formato digital e da utilização de recursos disponíveis na plataforma virtual, buscou-se atender às necessidades do ensino a distância, as quais se diferem do ensino presencial, atentando-se em manter uma boa interação entre os alunos, tutores e professora. Além do comprometimento do aluno, é indispensável que o professor também se esforce para promover uma boa transmissão do conhecimento. O ensino a distância pressupõe um processo educativo sistemático e organizado, que exige a via dupla entre os participantes do processo educacional, com eficácia para a transmissão, recepção, transformação e criação do processo educativo.
O objetivo principal deste projeto foi elaborar materiais didáticos no formato digital, a fim de possibilitar aos estudantes de engenharia de produção uma nova forma de adquirir o conhecimento, usufruindo dos benefícios que o ensino a distância pode oferecer. O formato da disciplina em questão, somente aulas práticas, tornou a transformação para a modalidade semi-presencial mais facilitada, visto que os estudantes possuem conhecimento prévio sobre o conteúdo abordado e a maior parte da disciplina é voltada à exercícios. Objetivou-se transmitir o conhecimento e avaliar os alunos por meio de recursos digitais disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o PVANet, com o apoio da CEAD na produção dos materiais.
Foram produzidos materiais digitais de apresentação da disciplina, de conteúdo e de atividades propostas, e disponibilizados aos alunos no PVANet. O trabalho realizado demonstrou a importância do planejamento prévio e organização dos materiais e do tempo, visto que podem ocorrer imprevistos que demandem ações rápidas para não prejudicar o cronograma. O tempo requerido para produção e formatação dos materiais foi um dos principais desafios encontrados no decorrer do projeto.
Palavras-chave Ensino a distância, Engenharia de Produção, materiais didáticos
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,59 segundos.