Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9410

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ana Luísa Mello Cariello Medeiros
Orientador MARIANA RAMALHO PROCOPIO XAVIER
Título A representação do corpo no espaço midiático: análise de conteúdo da Vogue Brasil
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar a revista Vogue, como instância da manifestação e circulação de discursos sobre o corpo feminino. Procuramos explorar as relações entre corpo e moda estabelecidas pela revista e comparar os elementos icônicos e verbais que a revista utiliza para se referir sobre e para mostrar corpos femininos. Para isso, adotamos como objeto de estudo as edições referentes aos meses de fevereiro, março e abril, analisando-as por meio de grades de análise que continham as seguintes categorias: conteúdo, macrotema, corpo dito e corpo mostrado. Nosso aporte teórico principal foi construído por meio dos trabalhos de Crane, Le Breton, Mesquita. Por meio de nossas análises, foi possível perceber que os domínios discursivos Moda e Beleza estão majoritariamente presentes nas três edições, sustentando e corroborando a temática da revista. O corpo é percebido como elemento constitutivo e subordinado à Moda e aos atributos que tal instituição determina. Ainda identificamos que cada mês possuiu um domínio discursivo específico, dependente dos assuntos abordados: a edição de fevereiro tematizou o tempo, apresentando corpos de mulheres mais velhas, porém descritas como bem-sucedidas e bonitas; a de março, tematizou a visibilidade, apresentando pessoas com destaque midiático e a forma que elas encaram o desafio de estarem sendo "observadas"; a de abril, trouxe a temática da diversidade, procurando demonstrar a variedade de mulheres existentes no país. Todavia, ainda que tais domínios discursivos tenham aparecido, as análises evidenciaram a predominância de corpos hegemônicos, isto é, brancos, jovens, magros e totalmente alinhados a um padrão de beleza ocidental. Por fim, percebe-se que, em grande medida, o corpo feminino na revista é exclusivamente mostrado iconicamente, por meio de publicidades, fotografias e ensaios fotográficos. A revista possui poucos gêneros textuais verbais (notas, reportagens, notícias), o que dificulta uma discursivização textual do corpo. De fato, com essa análise, pode-se perceber que a população feminina ainda enfrenta desafios para se sentir bela, por se enxergar distante da realidade exibida.
Palavras-chave Vogue, corpo, padrão de beleza.
Forma de apresentação..... Oral
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