Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9397

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor LUCCA MOREIRA VENDITTI
Orientador PAULO TADEU GANDRA CAMPOS
Título Uma análise das matemáticas utilizadas em investimentos em Títulos Públicos
Resumo O presente trabalho é fruto de um projeto de pesquisa pesquisa fomentado pela Fundação de Amparo e Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR), desenvolvido por aluno e professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni) e tem por objetivo maior analisar as Matemáticas necessárias para a compreensão de investimentos em Títulos Públicos. Para adquirirmos condições de fazer tal análise, apresentamos, primeiramente, alguns conceitos próprios e importantes ao campo dos investimentos, tais como: O conceito de inflação (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA) e suas implicações na perda ou ganho no poder de compra do nosso dinheiro; E o conceito de taxa Selic, acompanhado de sua influência às demais taxas praticadas no mercado brasileiro tais como, por exemplo, a rentabilidade nominal da Caderneta de Poupança. Em seguida, apresentamos o surgimento, ampliação e a dinâmica que envolve o funcionamento do Tesouro Direto (canal pelo qual acessamos os investimentos em Títulos Públicos), sua importância social ao trazer benefícios e melhorias de infraestrutura ao país e o fato do Tesouro Direto ser uma rentável, segura e acessível modalidade de investimentos do pequeno ao grande investidor. Para, de fato, termos acesso a esses investimentos, analisamos os procedimentos necessários para a abertura de conta em um agente de custódia (optamos pela abertura de uma conta em uma corretora de valores), por meio de simulações nas três modalidades de investimentos presentes no Tesouro Direto, a saber, Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado, e à luz da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, pudemos analisar de maneira eficaz e detalhada quais conteúdos matemáticos estão por trás da compreensão do funcionamento desses investimentos. Por fim, sob a estruturação da metodologia de pesquisa Engenharia Didática, de Michele Artigue, pudemos avaliar a acessibilidade dessa modalidade de investimento aos alunos do Ensino Médio.
Palavras-chave Investimentos, Tesouro Direto, Engenharia Didática
Forma de apresentação..... Painel
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