ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | TAIS DELAZARI DE CARVALHO |
Orientador | ADENILSON ABRANCHES MONTEIRO |
Outros membros | Thamires Delazari de Carvalho |
Título | Preparo e avaliação de diferentes emulsões no uso como têmperas na produção de tintas naturais feitas com solo para fins artísticos |
Resumo | As tintas são utilizadas desde os primórdios como forma de registro dos acontecimentos, e podem ser encontrados desde o período Paleolítico. No início eram feitas apenas com elementos naturais, mas com o passar das épocas, novas técnicas e materiais foram descobertos a fim de melhorar a coloração das imagens, a fixação dos materiais sobre as superfícies e a arte final dos trabalhos artísticos. A pesquisa teve como objetivo a elaboração de diferentes tintas naturais feitas a partir de pigmentos minerais extraídos do solo, em diferentes emulsões alternativas em conclusão do trabalho iniciado anteriormente. Além disso, centraram-se os estudos nas composições químicas responsáveis pelas diferentes colorações ao solo, nos processos de separações físico-químicas para a preparação dos pigmentos, na elaboração das emulsões para a fabricação das tintas, e das características químicas presentes nos compostos utilizados no preparo das emulsões, bem como as interações intermoleculares envolvidas nos processos. Também realizou-se análises com relação ao acabamento artístico, aplicando as tintas em diferentes superfícies com a finalidade de obter uma melhor arte e com maior facilidade de aplicação. As tintas foram testadas em situações práticas, buscando fazer com que sejam de fácil produção e acesso a todos. Para a realização do projeto, foi necessário recolher amostras de solos em Viçosa e região, sendo que, durante o desenvolvimento, a pesquisa recebeu solos de outros locais, como da Bahia e das Ilhas Elefantes, na Antártica. Os solos passaram por diferentes processos de separação físico-química, como a peneiração e a decantação para obtenção das diferentes frações (argilas, silte e areias) e retirada da matéria orgânica. Foram preparadas emulsões à base de acetato de polivinila (PVA) e água, PVA e cera de carnaúba, gema de ovo e vinho branco, clara de ovo e vinho branco e de amido de milho (grude). Por fim, misturaram-se os componentes formando-se as tintas que foram aplicadas em diferentes superfícies como as telas de pintura, papel e tecido de algodão cru, observando-se os diferentes resultados advindos dos processos utilizados na preparação dos pigmentos, da emulsão utilizada e da superfície em que foi aplicada. Assim o trabalho resultou em diferentes tipos de tintas estáveis, com boa durabilidade, que poluam menos o ambiente, façam menos danos à saúde humana, de fácil preparo, baixo custo e retomam diferentes técnicas milenares. As tintas elaboradas a partir da gema de ovo/vinho branco e clara de ovo/vinho branco apresentaram durabilidade menor visto que a umidade do ar é mais elevada na região de Viçosa favorecendo o crescimento de fungos. Já as tintas elaboradas com PVA e cera de carnaúba apresentaram melhores estabilidades. O trabalho permitiu a realização de oficinas com alunos de ensino fundamental e a aplicação dos fundamentos da química na produção de tintas com solos permitindo um aprendizado lúdico, criativo, alternativo e conceitual. |
Palavras-chave | Tintas, solos, interações intermoleculares |
Forma de apresentação..... | Painel |