Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9387

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Renata Dourado Roque
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Outros membros Mateus Henrique Motta
Título Jogando com a Matemática
Resumo A matemática é um produto cultural construído pelas diferentes sociedades humanas ao longo da história. Cabe à escola a promoção da enculturação de todos os seus alunos neste universo da cultura matemática. Assim sendo, a enculturação matemática vai além dos cálculos e procedimentos, dos fazeres; abrange também as componentes sociais e culturais da matemática. Neste contexto, a atividade do jogo ganha destaque. A utilização dos jogos tem se tornado, nas últimas décadas, uma alternativa metodológica bastante eficaz, já que os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes, levando os alunos a enfrentar desafios, a lançar-se à busca de soluções, a desenvolver a crítica, a intuição e estratégias necessárias para aprendizagem da matemática. Com o objetivo de auxiliar os professores a propiciar um processo educativo mais interessante e motivador, desenvolvemos o minicurso "Jogando com a Matemática" na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro São José, em Viçosa-MG. Nosso propósito foi apresentar aos participantes os jogos históricos que possibilitam trabalhar a matemática num contexto cultural e desenvolver, além das capacidades cognitivas, as competências socioafetivas dos alunos. Pesquisas nacionais e internacionais sinalizam que a utilização de jogos em sala de aula torna as aulas mais atrativas e dinâmicas, fazendo com que os alunos possam vencer as barreiras e preconceitos relacionados à aprendizagem da matemática (MOREIRA, 2016). O minicurso faz parte do projeto de extensão "Ludicidade no Ensino de Matemática" desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa que tem como objetivo principal promover a difusão e popularização da metodologia lúdica no ensino de matemática entre os professores da escola básica e entre os licenciandos. Na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima contamos com a participação de 40 professores de todas as disciplinas, do Ensino Fundamental I e II e, também, o apoio da direção. Neste painel pretendemos apresentar os resultados alcançados por este minicurso desenvolvido na escola.
Palavras-chave Ensino de Matemática, Ludicidade, Jogos Históricos
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.