Resumo |
Introdução: o Mapa Conceitual (MC) e a Aula Invertida se inserem no contexto da aprendizagem significativa, visando à assimilação e integração do conhecimento de forma ativa, estimulando a autonomia e a corresponsabilização dos estudantes. Objetivo: avaliar a percepção dos estudantes em relação ao processo de ensino, aprendizagem e avaliação do MC com a utilização da Aula Invertida quando comparado ao Método Tradicional. Métodos: estudo transversal com os todos os estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição que cursaram a disciplina NUT 364 - Políticas de Saúde, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), nos anos de 2016 e 2017 (n = 99). A coleta de dados se deu por meio de um instrumento construido pela docente coordenadora da disciplina com base na Escala Likert, contendo 4 proposições seguidas em ordem crescente: discordo totalmente, discordo, concordo e concordo totalmente. Atribuiu-se valores (pontuações) de 1 a 4 para as referidas proposições de acordo com as respostas das perguntas sobre cada método. As perguntas do instrumento comuns ao Mapa Conceitual MC e ao Método Tradicional foram referentes à aprendizagem significativa, relevância dos métodos, feedback professor-aluno e aluno-aluno, motivação dos alunos, assimilação dos conteúdos e processo de avaliação. Os resultados foram avaliados por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov para análise de normalidade de variáveis, teste de Wilcoxon para identificar diferenças entre os métodos avaliados e teste de Mann Whitney para comparação entre os cursos. Utilizou-se a média e a mediana como medida de tendência central e intervalos interqualíticos (25 e 75 %) como medida de dispersão de cada método. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: os resultados obtidos demonstram que todas as competências avaliadas pelo uso do Mapa Conceitual obtiveram um alto índice das respostas pelos alunos na proposição “concordo e concordo totalmente”, sendo todos iguais ou maiores que 90%, demonstrando que os estudantes avaliam o MC positivamente quando comparado ao Método Tradicional. A mediana dos escores foi maior no uso do MC (3,38) quando comparado à Metodologia Tradicional (2,75), sendo p< 0,001. Esta diferença também foi estatitiscamente diferente quando se comparou a motivação e assimilação dos conteúdos entre os métodos (p <0,001). Conclusão: encontrou-se que segundo a percepção dos estudantes, o uso do MC em conjunto com a Aula Invertida quando comparado com a Metodologia Tradicional foi importante para a assimilação e integração dos conteúdos, de forma significativa estimulando o feedback professor-aluno e aluno-aluno. |