Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9378

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Rogério Elias Gomes do Prado
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Alicia Garcia Goncalves, Emily de Souza Ferreira, TIAGO RICARDO MOREIRA
Título O Mapa Conceitual e a Aula invertida versus o Método Tradicional como métodos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação na percepção dos estudantes
Resumo Introdução: o Mapa Conceitual (MC) e a Aula Invertida se inserem no contexto da aprendizagem significativa, visando à assimilação e integração do conhecimento de forma ativa, estimulando a autonomia e a corresponsabilização dos estudantes. Objetivo: avaliar a percepção dos estudantes em relação ao processo de ensino, aprendizagem e avaliação do MC com a utilização da Aula Invertida quando comparado ao Método Tradicional. Métodos: estudo transversal com os todos os estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição que cursaram a disciplina NUT 364 - Políticas de Saúde, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), nos anos de 2016 e 2017 (n = 99). A coleta de dados se deu por meio de um instrumento construido pela docente coordenadora da disciplina com base na Escala Likert, contendo 4 proposições seguidas em ordem crescente: discordo totalmente, discordo, concordo e concordo totalmente. Atribuiu-se valores (pontuações) de 1 a 4 para as referidas proposições de acordo com as respostas das perguntas sobre cada método. As perguntas do instrumento comuns ao Mapa Conceitual MC e ao Método Tradicional foram referentes à aprendizagem significativa, relevância dos métodos, feedback professor-aluno e aluno-aluno, motivação dos alunos, assimilação dos conteúdos e processo de avaliação. Os resultados foram avaliados por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov para análise de normalidade de variáveis, teste de Wilcoxon para identificar diferenças entre os métodos avaliados e teste de Mann Whitney para comparação entre os cursos. Utilizou-se a média e a mediana como medida de tendência central e intervalos interqualíticos (25 e 75 %) como medida de dispersão de cada método. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: os resultados obtidos demonstram que todas as competências avaliadas pelo uso do Mapa Conceitual obtiveram um alto índice das respostas pelos alunos na proposição “concordo e concordo totalmente”, sendo todos iguais ou maiores que 90%, demonstrando que os estudantes avaliam o MC positivamente quando comparado ao Método Tradicional. A mediana dos escores foi maior no uso do MC (3,38) quando comparado à Metodologia Tradicional (2,75), sendo p< 0,001. Esta diferença também foi estatitiscamente diferente quando se comparou a motivação e assimilação dos conteúdos entre os métodos (p <0,001). Conclusão: encontrou-se que segundo a percepção dos estudantes, o uso do MC em conjunto com a Aula Invertida quando comparado com a Metodologia Tradicional foi importante para a assimilação e integração dos conteúdos, de forma significativa estimulando o feedback professor-aluno e aluno-aluno.
Palavras-chave Mapa Conceitual, Aula Invertida, Metodologia Ativa de Ensino
Forma de apresentação..... Oral
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