Resumo |
Introdução: a sociedade atual, exige mudanças profundas no paradigma de ensino, aprendizagem e avaliação vigente. A ideia é transcender o modelo tecnicista-positivista (tradicional), para modelos baseados na participação ativa cujo paradigma de referência é o crítico-reflexivo (interpretativo). Desta forma, a utilização de métodos ativos tem sido apontada como estratégica para a uma formação de futuros profissionais críticos, reflexivos e inovadores. Entretanto, a evidência científica aponta para a fragilidade do processo de avaliação, demonstrando a necessidade de que se criem instrumentos confiáveis. Objetivo: avaliar a confiabilidade do Instrumento de avaliação dos Métodos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação ativos e tradicionais (IAMEAA). Métodos: foi criado um instrumento utilizando a escala de avaliação tipo Likert, com quatro opções de respostas, sendo elas: discordo totalmente, discordo, concordo, concordo totalmente. Compõem o instrumento, perguntas que visam a avaliação pelos estudantes dos diferentes métodos de ensino, aprendizagem e avaliação (Portfólio reflexivo, Mapa Conceitual, Aula Invertida, Aprendizagem baseada em Filmes e Júri Simulado), utilizados na disciplina de NUT 364 - Políticas de Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A disciplina de Políticas de Saúde se diferencia por seu caráter inovador, sendo que 60% dela se desenvolve utilizando métodos ativos de ensino, aprendizagem e apenas 40% ocorre por meio de métodos tradicionais (aulas expositivas e provas). Fizeram parte do estudo todos os estudantes que cursaram a disciplina nos anos de 2016 e 2017 (99 estudantes) dos cursos de Nutrição e Enfermagem. A confiabilidade entre os itens foi analisada utilizando o teste de coeficiente alfa de Cronbach. Inicialmente foram atribuídos valores as possíveis respostas sendo: 1- Discordo Totalmente, 2- Discordo, 3- Concordo, 4- Concordo Totalmente, no intuito de medir o nível de concordância ou não concordância à afirmação proposta. Posteriormente foram obtidas as médias e desvios padrões das respostas de cada afirmação do IAMEAA. Resultados: o IAMEAA variou a confiabilidade global dos métodos entre 0,861 a 0,931, consideradas confiabilidades muito altas. Os estudantes avaliaram positivamente o uso de Métodos Ativos quando comparado aos Métodos Tradicionais. Conclusão: o IAMEAA, segundo o coeficiente de alfa de Cronbach, é confiável. Os métodos ativos utilizados na disciplina, segundo a percepção dos estudantes, contribuíram significativamente para o exercício das competências cognitivas, criticas, reflexivas, criativas e avaliativas. |