Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9374

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruna Amorim Teixeira
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Emily de Souza Ferreira, GLAUCE DIAS DA COSTA, TIAGO RICARDO MOREIRA
Título Confiabilidade do instrumento de avaliação de métodos de ensino e aprendizagem no estudo das Políticas de Saúde
Resumo Introdução: a sociedade atual, exige mudanças profundas no paradigma de ensino, aprendizagem e avaliação vigente. A ideia é transcender o modelo tecnicista-positivista (tradicional), para modelos baseados na participação ativa cujo paradigma de referência é o crítico-reflexivo (interpretativo). Desta forma, a utilização de métodos ativos tem sido apontada como estratégica para a uma formação de futuros profissionais críticos, reflexivos e inovadores. Entretanto, a evidência científica aponta para a fragilidade do processo de avaliação, demonstrando a necessidade de que se criem instrumentos confiáveis. Objetivo: avaliar a confiabilidade do Instrumento de avaliação dos Métodos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação ativos e tradicionais (IAMEAA). Métodos: foi criado um instrumento utilizando a escala de avaliação tipo Likert, com quatro opções de respostas, sendo elas: discordo totalmente, discordo, concordo, concordo totalmente. Compõem o instrumento, perguntas que visam a avaliação pelos estudantes dos diferentes métodos de ensino, aprendizagem e avaliação (Portfólio reflexivo, Mapa Conceitual, Aula Invertida, Aprendizagem baseada em Filmes e Júri Simulado), utilizados na disciplina de NUT 364 - Políticas de Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A disciplina de Políticas de Saúde se diferencia por seu caráter inovador, sendo que 60% dela se desenvolve utilizando métodos ativos de ensino, aprendizagem e apenas 40% ocorre por meio de métodos tradicionais (aulas expositivas e provas). Fizeram parte do estudo todos os estudantes que cursaram a disciplina nos anos de 2016 e 2017 (99 estudantes) dos cursos de Nutrição e Enfermagem. A confiabilidade entre os itens foi analisada utilizando o teste de coeficiente alfa de Cronbach. Inicialmente foram atribuídos valores as possíveis respostas sendo: 1- Discordo Totalmente, 2- Discordo, 3- Concordo, 4- Concordo Totalmente, no intuito de medir o nível de concordância ou não concordância à afirmação proposta. Posteriormente foram obtidas as médias e desvios padrões das respostas de cada afirmação do IAMEAA. Resultados: o IAMEAA variou a confiabilidade global dos métodos entre 0,861 a 0,931, consideradas confiabilidades muito altas. Os estudantes avaliaram positivamente o uso de Métodos Ativos quando comparado aos Métodos Tradicionais. Conclusão: o IAMEAA, segundo o coeficiente de alfa de Cronbach, é confiável. Os métodos ativos utilizados na disciplina, segundo a percepção dos estudantes, contribuíram significativamente para o exercício das competências cognitivas, criticas, reflexivas, criativas e avaliativas.
Palavras-chave Confiabilidade, Alfa de Cronbach, Metodologias de ensino-aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.