Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9361

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Lara Ana Rodarte Rios
Orientador HEVERTON AUGUSTO PEREIRA
Título Inversores Multifuncionais para Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica
Resumo O crescimento dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica brasileira é notável. Além disso, paralelamente, há um aumento cargas não lineares conectadas à rede, que causam diversos impactos na qualidade da energia elétrica, como por exemplo o alto índice de distorção da corrente.
Observando-se as vantagens de se melhorar a qualidade da rede nas instalações atendidas pelos sistemas fotovoltaicos, aliado ao fato do inversor não trabalhar todo o tempo com sua injetando potência nominal, devido à variação da irradiação solar durante o dia, cresce o interesse na utilização de inversores fotovoltaicos multifuncionais.
Os inversores multifuncionais consistem em inversores cujo controle é capaz de, além de realizar suas funções tradicionais, trabalhar como filtro ativo de potência (FAP), compensando harmônicos da carga, e compensar reativos.
Um dos fatores que mais influencia a complexidade do algoritmo de controle de um inversor multifuncional é o método de detecção de harmônicos utilizado. O método de detecção de harmônicos é a parte do controle do inversor multifuncional responsável por determinar características específicas dos harmônicos (frequência, amplitude, fase, duração, energia) de um sinal de entrada (que pode ser de tensão ou de corrente) utilizando um algoritmo matemático específico.
Diferentes estratégias foram propostas na literatura, dentre as quais pode-se citar: o esquema de detecção usando a teoria da potência instantânea, o método de detecção baseado na transformada de Fourier, utilização de integradores generalizados de segunda ordem (SOGI) e a utilização de um método baseado no cancelamento de sinais atrasados no tempo.
Visto isso, esse trabalho apresenta uma análise comparativa entre cinco métodos de detecção apresentados na literatura, sendo dois deles no domínio da frequência, Transformada Discreta de Fourier e Transformada Discreta de Fourier Iterativa, e o restante (três) no domínio do tempo, Second Order Generalized Intergrator (SOGI), Teoria da Potência Instantânea (pq theory) e o método baseado na Transformada de Park (dq frame).
Palavras-chave Fotovoltaico, inversor, correntes harmônicas.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,59 segundos.