Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9358

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Priscila Stephanie Nigre Cavalcanti
Orientador BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS
Título Efeitos de um trabalho com a intertextualidade no curso de Pedagogia: o caso da dinâmica “sucos e teias”
Resumo A pesquisa invoca o conceito de intertextualidade como modo de construção de novos conhecimentos pelos estudantes. A partir de um diálogo teórico-metodológico com os autores Damiani, Freire e Orlandi, nós desenvolvemos a dinâmica Sucos e Teias para trabalhar leitura e escrita nas atividades de ensino da disciplina de Didática, do Curso de Pedagogia. As metodologias de ensino voltadas para a leitura e a escrita na formação de pedagogos são foco de inquietação deste trabalho, fruto de análise das aulas ministradas pela primeira autora. Entende-se que o processo de apropriação do texto transcende ao da memorização dos conceitos das disciplinas, pois demanda a compreensão dos estudantes sobre os textos lidos.
Epistemologicamente, essa compreensão envolve, em uma perspectiva discursiva (PÊCHEUX, 2011), a possibilidade de relacionar as leituras anteriores dos estudantes - em outras disciplinas ou fora da universidade - com os temas e conceitos abordados nos textos. A partir de uma perspectiva epistemológica que considera que o trabalho com a leitura e escrita precisa ser pautado no diálogo com o texto e seu contexto buscou-se experiências voltadas para essa compreensão. Nesse processo, foi encontrado um artigo que socializava e analisava uma dinâmica que tinha como foco a intertextualidade. Essa dinâmica foi denominada por sua autora de Sucos e Teias (DAMIANI, 2008). Sua finalidade era a de buscar modos de ler e compreender os textos no ensino superior, que considerassem a realidade acadêmica e a dificuldade dos estudantes em estabelecer relações com os textos lidos: áreas do conhecimento e suas vivências.
Para obter acesso aos seus efeitos na aprendizagem dos estudantes utilizamos como material de análise a avaliação da disciplina escrita por eles. A análise, realizada por meio de um processo de des-superficialização do corpus investigado, possibilitou maior compreensão sobre os efeitos da intertextualidade na rotina acadêmica dos estudantes. A construção das Teias superou o cumprimento do conteúdo da disciplina de didática, na medida em que: i) favoreceu as leituras e releituras dos textos propostos no plano de curso: ii) possibilitou o entendimento e aprofundamento dos conceitos: iii) contribuiu para o estreitamento das relações entre os próprios estudantes e; iv) norteou a relação professor-aluno, oportunizando que os estudantes expusessem suas experiências, sentimentos e memórias.
Palavras-chave Leitura, Escrita, Intertextualidade
Forma de apresentação..... Oral
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