ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Linguística, Letras e Artes |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | Priscila Stephanie Nigre Cavalcanti |
Orientador | BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS |
Título | Efeitos de um trabalho com a intertextualidade no curso de Pedagogia: o caso da dinâmica “sucos e teias” |
Resumo | A pesquisa invoca o conceito de intertextualidade como modo de construção de novos conhecimentos pelos estudantes. A partir de um diálogo teórico-metodológico com os autores Damiani, Freire e Orlandi, nós desenvolvemos a dinâmica Sucos e Teias para trabalhar leitura e escrita nas atividades de ensino da disciplina de Didática, do Curso de Pedagogia. As metodologias de ensino voltadas para a leitura e a escrita na formação de pedagogos são foco de inquietação deste trabalho, fruto de análise das aulas ministradas pela primeira autora. Entende-se que o processo de apropriação do texto transcende ao da memorização dos conceitos das disciplinas, pois demanda a compreensão dos estudantes sobre os textos lidos. Epistemologicamente, essa compreensão envolve, em uma perspectiva discursiva (PÊCHEUX, 2011), a possibilidade de relacionar as leituras anteriores dos estudantes - em outras disciplinas ou fora da universidade - com os temas e conceitos abordados nos textos. A partir de uma perspectiva epistemológica que considera que o trabalho com a leitura e escrita precisa ser pautado no diálogo com o texto e seu contexto buscou-se experiências voltadas para essa compreensão. Nesse processo, foi encontrado um artigo que socializava e analisava uma dinâmica que tinha como foco a intertextualidade. Essa dinâmica foi denominada por sua autora de Sucos e Teias (DAMIANI, 2008). Sua finalidade era a de buscar modos de ler e compreender os textos no ensino superior, que considerassem a realidade acadêmica e a dificuldade dos estudantes em estabelecer relações com os textos lidos: áreas do conhecimento e suas vivências. Para obter acesso aos seus efeitos na aprendizagem dos estudantes utilizamos como material de análise a avaliação da disciplina escrita por eles. A análise, realizada por meio de um processo de des-superficialização do corpus investigado, possibilitou maior compreensão sobre os efeitos da intertextualidade na rotina acadêmica dos estudantes. A construção das Teias superou o cumprimento do conteúdo da disciplina de didática, na medida em que: i) favoreceu as leituras e releituras dos textos propostos no plano de curso: ii) possibilitou o entendimento e aprofundamento dos conceitos: iii) contribuiu para o estreitamento das relações entre os próprios estudantes e; iv) norteou a relação professor-aluno, oportunizando que os estudantes expusessem suas experiências, sentimentos e memórias. |
Palavras-chave | Leitura, Escrita, Intertextualidade |
Forma de apresentação..... | Oral |