Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9356

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Míriam do Carmo Lima
Orientador RICARDO DUARTE GOMES DA SILVA
Título Perfis de jovens rurais mineiros: um estudo de caso do urbano e do rural no Facebook
Resumo Com intuito de entendermos um pouco do consumo midiático em tempos de convergência (JACKS, 2017) e categorizarmos as marcas dos jovens rurais, busca-se o questionamento de assimilar o consumo que eles possuem em relação as mídias. Em um universo de mídias de massa digitais, pode haver possivelmente uma transferência desses jovens para os meios mais conectáveis, envolvendo principalmente o uso das redes sociais (SILVA, 2012, 2014, 2015). Esse projeto buscará avaliar não somente o consumo midiático, mas também a forma como esses jovens utilizam esses recursos em suas relações, por meio das postagens e compartilhamentos, ou seja, através do conteúdo.
Durante a pesquisa de iniciação científica realizada em 2017, intitulada como “Marcas de mutações no rural: estudando as associações de um discurso juvenil rural com figuras públicas das mídias”, foi possível a aplicação de um questionário com 45 jovens rurais, dentre eles homens e mulheres de 18 a 29 anos, durante a 9a Semana da Juventude promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) ao longo das atividades da 88a Semana do Fazendeiro em 2017, abordando questões que envolviam o consumo midiático nos mais diversos âmbitos. Entre vários dados recolhidos, coletamos o Facebook dos jovens rurais participantes do evento e observamos, então, a possibilidade de expandir esses dados e produzirmos uma análise das redes sociais destes jovens.
Selecionamos, para este projeto, 10 perfis no Facebook desses jovens, com o objetivo de identificar traços do religioso e do urbano, por meio de especificidades que os permeiam, como questões ligadas ao religioso, a música rural e etc. Mediante a constatação dos dados recolhidos caberá assimilar como essas reverberações do urbano vem se tornando ícones de referência entre esses perfis.
Pretende-se entender como as noções do rural e do urbano se tornam presentes em uma plataforma virtual de contextos culturais distintos, o Facebook. A possibilidade de fala e de compartilhamento de informações que permitem a inserção de jovens rurais, demonstra como cada vez mais essa plataforma se expande como espaço de integração social. Assim, caberá entender como os jovens rurais tem-se aproximado de contextos urbanos nessa rede social, mas em contrapartida identificar os traços rurais (música e religião) que ainda afetam essa transição social para o urbano, formando assim a hibridação “rurbana”.
Palavras-chave jovem, rural, urbano
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,65 segundos.