Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9352

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Lívia Martins Soares
Orientador THAYANE SILVA CAMPOS
Título Eu, latino americano: a busca da identidade latino-americana e da identidade individual dos reclusos da APAC de Viçosa, MG
Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de extensão intitulado “Eu, latino-americano: a busca da identidade latino-americana e da identidade individual dos reclusos da APAC de Viçosa, MG”, vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV). As atividades são desenvolvidas na Escola Estadual Cid Batista, com os alunos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), na cidade de Viçosa/MG, com aulas de língua espanhola e temáticas interdisciplinares, de acordo com as matérias que os discentes possuem no ensino regular. A intenção do nosso trabalho é permitir que os estudantes se identifiquem como parte da América Latina, mostrando que o conceito de latino-americano vai além das fronteiras e da gramática. Para isso, o projeto conta com uma bolsista e duas alunas voluntárias, todas do curso de Letras com habilitação em Língua Espanhola. Para Irineu (2014), a cultura latina é um objeto de complexa interpretação e compreensão, porque a imagem (ou a ausência dessa imagem) construída da América Latina é fruto de um silenciamento dos trabalhos sobre este continente. Este mesmo autor ressalta que o silenciamento se dá também nos cursos de Letras, que se preocupam em formar professores quase sempre prestigiando as culturas europeia ou norte-americana. Por isso, as aulas na APAC são voltadas para os países que compõem a América Latina, permitindo o reconhecimento cultural e linguístico das diferenças e semelhanças e de como somos únicos, mas também parte de um todo – brasileiro-latino-americanos, além de proporcionar atividades voltadas para a reflexão da sua própria identidade. Para isso, utilizamos diversos inputs, a fim de levantar discussões e proporcionar uma integração latino-americana. Desse modo, este trabalho pretende mostrar as atividades que vem sendo feitas ao longo do ano de 2018, mostrando a importância em desenvolver questões espaciais e políticas, trabalhar a interdisciplinaridade e uma educação diversificada e interligada, também quebrando preconceitos e estereótipos dos povos latino-americanos.
Palavras-chave língua espanhola, América Latina, educação prisional
Forma de apresentação..... Oral
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