Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9339

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Vitor Thomas Sant Amaro
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Francisco de Deus Fonseca Neto, LIOVANDO MARCIANO DA COSTA
Título PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO LITORAL SUL DO ESPÍRITO SANTO: caracterização da paisagem e análise de arqueo-antropossolos de sambaquis no município de Anchieta (ES)
Resumo Sambaquis são estruturas pré-históricas presentes no litoral do Brasil caracterizadas pelo acúmulo de conchas, cinzas, artefatos líticos e sepultamentos humanos, com dimensões variadas, datadas entre 7.000 AP e 1.000 AP, consideradas construções elaboradas por povos sambaquieiros e protegidas como patrimônio arqueológico por lei federal. Esta pesquisa tem como objetivo geral mapear e caracterizar os sambaquis localizados no município de Anchieta, no estado no Espírito Santo. Será realizado a caracterização pedológica através da análise físico-química do arqueo-antropossolo destes sambaquis. Vamos utilizar coordenadas geográficas GPS obtidas em campo para georreferenciar os pontos de coleta no software Esri ®️ ArcMap™ 10.1. O material coletado será descrito e analisado pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (2013) e Manual de Métodos de Análise de Solos (2011).
Pesquisas com sambaquis foram realizadas na construção de curvas de variação do nível relativo do mar (NRM), mas conforme aponta Ybert (2009), esta utilização é aceita conforme o enfoque interdisciplinar adotado nas pesquisas, ou seja, a partir de áreas da ciência que se integrem e reduzam a visão simplista do tema (YBERT et al., 2009).
Presentes no litoral sul do Espírito Santo (CARDOSO 2016; LIRA, 2017; PEROTA, 1979), estes sambaquis fazem parte da compartimentação fisiográfica caracterizada pelas unidades geomorfológicas de afloramentos cristalinos pré-cambrianos em contato com depósitos quaternários intercalados pelos tabuleiros terciários da Formação Barreiras - como ocorre no Município de Anchieta, em zona de clima tropical com chuvas de verão (Awa, conforme classificação climática de Köppen-Geiger), temperatura média de 22° C e estação seca no outono e inverno (ALBINO et al, 2006). No município de Anchieta, os sambaquis encontrados estão localizados em ambiente de ecossistema costeiro, junto ao mangue, no terraço fluvial do Rio Salinas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Papagaio, e ao lado da Usina de Tratamento de Gás do Sul do Espírito Santo (UTG-Sul) com distância em linha reta até o mar de 2 Km, ambos com acesso pela rodovia estadual ES-146.
Esta pesquisa tem o objetivo de mapear, caracterizar e analisar os sambaquis localizados no município de Anchieta, no Espírito Santo, onde a partir do trabalho em campo, serão (1) selecionados e marcados em GPS as coordenadas geográficas dos pontos de coleta, (2) descritos, coletados e amostrados os solos, conforme Santos et al. (2005), (3) encaminhadas e processadas as amostras de solos em análise laboratorial submetidas ao método EMBRAPA (2011) e (4) analisados e comparados os resultados das amostras coletadas e mapas elaborados.
Palavras-chave solos antrópicos, sambaqui, pré história
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.