Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9329

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Raquel Pompéia Teixeira de Melo Oliveira
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Outros membros Lucas Araujo Silva
Título Students’ beliefs on the use of TV show in English classes.
Resumo Estudos sobre metodologia de ensino de inglês sugerem que filmes e séries de TV podem ser benéficos para a aprendizagem de línguas (STEMPLESKI, 2002; VALDÉZ, 2015;HLOZKOV, 2013; SHABANI & ZANUSSI,2015; ZANÓN, 2006; SHERMAN, 2003) e que as séries de TV proporcionam contato autêntico com a língua inglesa além de reforçar o ensino e o uso de vocabulário novo e outros conceitos vistos em sala de aula. Usar esta ferramenta insere um elemento de diversão ao processo de aprendizagem e funciona como uma alternativa diferente para envolver os alunos e incentiva-los a falar e compreender inglês. No entanto, muitos estudantes acreditam que assistir filmes e séries em sala não é uma metodologia séria. Baseados em BARCELOS (2001; 2004), consideramos ser crucial considerar as crenças dos alunos enquanto participantes ativos no processo de aprendizagem, porque os professores podem trabalhar com base em suas formas preferidas de aprendizagem, dificuldades e interesses. Ao considerar os interesses dos alunos, podemos entender o que os motiva e quais atitudes e estratégias eles usam para aprender. Com isso, conhecemos melhor nossos alunos e também expandimos sua autonomia, mostrando diferentes recursos para que eles possam acessar fora da sala de aula. Considerando que eles não terão ajuda do professor em tempo integral em seu contexto real, com a tecnologia à nossa frente, eles podem facilmente ter acesso a diferentes tipos de materiais autênticos que se aplicam ao seu contexto e objetivos, como programas de TV, filmes, talk shows, séries, música, noticiários de TV, jornais, sites, etc., todos em língua inglesa. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar as crenças de estudantes de nível intermediário de um curso de extensão de inglês de uma universidade federal sobre o uso de séries de TV nas aulas de inglês. Para isso foram utilizados questionários abertos aplicados que foram respondidos pelos participantes. Os resultados sugeriram que os alunos acreditam que assistir séries é positivo e que podem aprender vocabulário, pronuncia e até gramática quando expostos a esse material. Além disso, os resultados sugerem também que usar séries americanas nas aulas de inglês foi benéfico para aprendizagem ja que se trata de um tipo de linguagem autentica, e atualmente parte do dia-a – dia destes alunos, por conta da popularização das series americanas. O benefício maior foi uma maior motivação desses alunos para aprender a língua.
Palavras-chave Key-words: TV shows, classroom material, learning alternatives
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.