Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9320

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Direito
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE, UFV
Primeiro autor Kathleen Sarah Silva Oliveira
Orientador LUCIENE RINALDI COLLI
Título Tutelando Conselhos
Resumo O projeto Tutelando Conselhos foi criado em 2002 e tem por finalidade promover o fortalecimento dos Conselhos Tutelares para a correta aplicação das normas do Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, realiza capacitações presenciais e periódicas dos Conselhos Tutelares vinculados ao projeto cujo foco é disseminar os conhecimentos acadêmicos sobre a Doutrina de Proteção Integral. Assim capacitados, se tornam aptos para atuarem no enfrentamento das situações de violação de direitos de crianças e adolescentes com autoridade pautada na autonomia e na legalidade.
A princípio o raio de atendimento do projeto era apenas dos municípios que pertenciam a comarca de Viçosa, além disso, as ações do projeto eram voltadas para as capacitações presenciais. Com o passar do tempo, o Tutelando ganhou força, passou a atender outros municípios e até mesmo ajudou na criação de novos conselhos tutelares. Atualmente, o projeto no auge dos seus 15 anos, além de fornecer capacitações, também participa ativamente da eleição dos conselheiros a partir da elaboração de editais, prova, correção e capacitação dos membros selecionados. Dessa forma, torna apto o Conselho Tutelar para melhor atuar como representante da sociedade na salvaguarda das garantias do direito infanto-juvenil, previstas na lei.
Também faz parte do seu âmbito de atuação, a elaboração e a organização da legislação municipal protetiva de direitos e a condução do processo de seleção e escolha de conselhos tutelares conforme a Lei 8.069/90 (ECA), com o objetivo de fortalecer os conselhos tutelares no âmbito dos municípios, constituindo-o com pessoas capacitadas e preparadas para o enfrentamento das violações dos direitos de crianças e adolescentes.
A metodologia utilizada é participativa, onde os alunos participantes se reúnem periodicamente com a coordenação para discutir a temática exigida para aperfeiçoamento dos conselhos tutelares e questionar a aplicação das normas orientadoras do princípio da proteção integral. Para obter melhor resultado, a compreensão da lei é feita em comparação com a realidade dos dados do município que será realizada a capacitação. Dessa forma é possível auferir quais são as deficiências do local e trabalhar para a melhora disso.
O resultado desses estudos é organizado e sistematizado em apostilas com assuntos temáticos que são tratados e estudados nos conselhos tutelares em estágios de vivência onde os alunos envolvidos participam da rotina dos atendimentos de casos que são levados para solução junto aos conselheiros.
Pode-se afirmar que as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Tutelando Conselho, oportunizam a disseminação do conhecimento do Direito da Criança e do Adolescente como conteúdo complementar àqueles obtidos na graduação em Direito na UFV, preparando-os para o exercício da carreira jurídica mediante a correta e adequada interpretação do direito da criança e do adolescente.
Palavras-chave Tutelando Conselhos, Conselho Tutelar, Projeto de Extensão.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.