Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9319

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jessyka do Carmo Castro Carvalho
Orientador MARIA CARMEN AIRES GOMES
Título Investigando o uso de gêneros discursivos no contexto acadêmico
Resumo O Presente projeto visa a análise de como os gêneros discursivos são utilizados no contexto acadêmico, ou seja, como a linguagem e os recursos textuais e linguísticos são utilizados em disciplinas de licenciatura em Matemática, Química e Física. Para isso, estão sendo aplicados questionários semiestruturados aos professores dessas disciplinas do início, meio e fim dos respectivos cursos para analisarmos como eles avaliam se seus alunos estão compreendendo o conteúdo e se, para isso, eles solicitam aos alunos produção de gêneros diversos. O objetivo da pesquisa é entrevistar professores das disciplinas de licenciatura em Matemática, Química e Física, com os respectivos códigos: MAT 103, MAT 137, MAT 208, MAT 332 e MAT 305; QUI 114, QUI 113, QUI344, QUI 310 e QUI 446; FIS 227, FIS 202, FIS 365, FIS 270, FIS 411. FIS 292 e FIS 413, totalizando 27 questionários a serem realizados. No entanto, até Abril de 2018, foram realizados apenas cinco questionários desses vinte e sete, sendo dois do curso de Matemática, um do curso de Química e dois do curso de Física. Observamos que alguns informantes possuem metodologias de ensino baseadas no uso dos gêneros textuais, diminuindo consideravelmente o índice de reprovação dos estudantes em suas respectivas disciplinas. Porém, os informantes que não possuem conhecimento dos gêneros discursivos ou não os utilizam como métodos de ensino-aprendizagem possuem o índice de reprovação dos estudantes muito grande, sendo considerado apenas o resultado das provas aplicadas nessas disciplinas como forma de reconhecer o conhecimento adquirido, tornando a “aprendizagem” automática e mecânica. Por isso os gêneros discursivos podem ser utilizados como uma nova metodologia para o auxílio do processo de ensino-aprendizagem, aumentando, consideravelmente, o aprendizado do aluno nas disciplinas de massa e, portanto, reduzindo o número de reprovações. A partir disso, serão propostas novas metodologias de ensino inserindo, assim, o uso dos gêneros discursivos em sala como forma de uma aprendizagem mais significativa e não automatizada e mecanizada.
Palavras-chave Gêneros discursivos, Metodologia, Aprendizagem
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.