Resumo |
Introdução: Uma rede de atenção à saúde mental deve organizar-se e orientar-se pelo território, trabalhando diversos componentes da comunidade e suas demandas, resgatando saberes e potencialidades, construindo coletivamente as soluções e articulando-se com outros pontos de atenção e espaços da cidade e além dela, constituindo um conjunto concreto de referências capazes de acolher a pessoa em sofrimento ou com transtorno mental e ofertando serviços e ações através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Público alvo: Discentes do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Justificativa: O tema justifica-se pela importância de se debater e refletir acerca do sofrimento decorrente do uso prejudicial de drogas correlacionando com os modelos de atenção e redes assistenciais formais no âmbito da saúde mental. Objetivo: Apresentar, discutir e refletir a respeito das principais redes formais de assistência ao usuário de álcool e outras drogas no contexto do Sistema Único de Saúde. Metodologia: A atividade foi proposta para a disciplina EFG 806 – Atenção Integral a Usuários de Drogas e desenvolvida em 08 de novembro de 2017 no Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV. O conteúdo teórico foi exposto através de slides e, em seguida, foi apresentada uma encenação teatral com um ator e duas atrizes representando um dependente químico, a família (mãe) e a comunidade (vizinha), expondo as dificuldades e conflitos cotidianos inerentes à assistência ao usuário de álcool e drogas. Os discentes foram então divididos em 4 grupos gerando discussões e reflexões sobre a rede de atenção à saúde mental a partir do cenário proposto sob os pontos de vista do próprio usuário, da família, da comunidade e dos profissionais de saúde. Logo após, cada grupo expôs suas impressões a respeito do tema, encerrando com breve explanação pelos dirigentes da atividade e pelo docente da disciplina. Resultados: Houve ótima aceitação da atividade, avaliada pelos 15 (100%) participantes como “Muito Boa” ou “Excelente” (E) em diversos itens. Foram conferidos 14 (93,3%) e 11 (73,3%) conceitos E para os quesitos “Teatro e dinâmica subsequente” e “Criatividade” respectivamente. Além disso, surgiram ricas reflexões a partir do tema discutido. Conclusão: O teatro, aplicado como recurso metodológico, é útil para debater e refletir um tema complexo e atual como a dependência química de álcool e drogas, com ótima aceitação pelos participantes, suscitando bons resultados provenientes da discussão do assunto. |