Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9307

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor PETRINA REZENDE DE SOUZA
Orientador SEVERINA SARAH LISBOA
Outros membros LUIZA LUCIA E SILVA SANTANA
Título Metodologias para Inclusão de Deficiente Auditivo na Educação Infantil Regular
Resumo A lei Brasileira de Inclusão assegura o acesso dos portadores de necessidades especiais à educação regular, Na prática, observa-se uma enorme carência de infraestrutura e capacidades profissionais, comprometendo a promoção do desenvolvimento dos estudantes. Através desse projeto buscou-se desenvolver e avaliar metodologias de inclusão de deficiente auditivo na educação infantil regular. As estratégias adotadas pautaram-se no uso de linguagem de sinais e a associação entre a adoção dos fonemas na alfabetização fônica. As atividades realizaram-se no município de Paula Cândido, na instituição de ensino Escola Municipal Coronel Antônio Faustino Duarte. A metodologia concentrou-se em iniciativas de observação e realização de pesquisa-ação com o desenvolvimento de oficinas temáticas de acordo com o conteúdo trabalhado em sala e assuntos pertinentes à faixa etária dos alunos. As oficinas adotaram recursos como jogos, cartazes, materiais impressos, encenações, direcionando as atividades à criança surda e aos demais integrantes de sua classe. Os resultados alcançados foram muito significativos: aperfeiçoamento do processo de socialização e comunicação da criança surda, maior espontaneidade e aumento do vocabulário no uso de sinais pelo estudante e demais sujeitos, além do desenvolvimento significativo da fala e consequentemente alfabetização da criança surda. A contribuição do projeto se concentra no desenvolvimento cognitivo e comunicativo do aluno. Destaca-se que, apesar dos esforços do projeto, ainda não é possível dizer que o estudante tenha alcançado efetivamente o que é esperado do processo inclusivo, estando excluído ainda de muitas atividades realizadas na escola, para as quais não há assimilação devido a diversos fatores como: o restrito ambiente de adoção da linguagem de sinais, atraso na alfabetização, ausência de intérprete e de materiais adequados e dificuldade de realização de trabalho mais intenso na escola. É necessário ainda o investimento na adequação de materiais e atividades específicas voltadas para esse público, capacitação dos educadores para que possam adaptar à demanda de inclusão, a fim de percorrer rumo a um processo efetivamente inclusivo.
Palavras-chave Inclusão, ensino, deficiência auditiva
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.