Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10842

ISSN 2237-9045
Instituição Fundação Presidente Antônio Carlos
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Karolaine Helena Medeiros
Orientador Isac da Silva Haber
Outros membros Patricia dos Santos Geraldo
Título EDUCAÇÃO INCLUSIVA:O desafio para as escolas e docentes.
Resumo A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios que as escolas e docentes enfrentam atualmente e vem causando grandes discussões. Cada vez mais os gestores precisam estar se preparando para enfrentar desafios de não só acolher alunos nas instituições de ensino, mas de oferecer um bom ensino e aprendizado. Neste sentido, é necessário que toda instituição de ensino se prepare e se adeque para receber e atender, com qualidade os estudantes com alguma necessidade especial ou não. Por este motivo o respectivo estudo procura entender os conceitos básicos da inclusão para o exercício da cidadania e do direito de todos a educação sem discriminação e preconceito. O objetivo geral deste artigo é analisar como vem ocorrendo a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência nas escolas Municipais e Estaduais do Município de Guidoval -Minas Gerais, tendo como objetivo específico analisar as metodologias de ensino utilizadas por professores na perspectiva inclusiva; discutir sobre a importância da formação de profissionais da educação para trabalhar com diferenças nas escolas e identificar as estratégias utilizadas por escolas Municipais e Estaduais de ensino para efetivar a inclusão. Participaram desde estudo dez professores da rede Municipal de ensino e dez professores da rede Estadual de ensino da cidade de Guidoval Minas Gerais. O respectivo estudo foi embasado na abordagem qualitativaa. A coleta de dados desta pesquisa foi realizada por meio de questionários semi estruturados que são perguntas abertas e fechadas, mas que apresenta uma série de possíveis respostas. Os professores de ambas escolas afirmaram que suas aulas são adaptadas para dar maior acessibilidade, de acordo com a necessidades de cada aluno, usando atividades adaptadas, utilizando material de apoio, procurando maneiras claras de expor o assunto. Conclui-se por meio deste projeto que a inclusão requer uma restruturação do sistema educacional de modo que todos os alunos tenham condições de desenvolver suas habilidades.
Palavras-chave Inclusão, Escola, Docentes
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.