Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10833

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rayssa de Cássia Almeida Remídio
Orientador DANIELA ALVES DE ALVES
Título Ciência,Tecnologia e Educação e sua relação com os estudos de Gênero
Resumo O presente trabalho busca elucidar dados parciais levantados em um projeto de pesquisa em andamento no Mestrado em Educação da UFV, intitulado “Problematizando o ensino de ciências: corpo, gênero e sexualidade”. Justifica-se o interesse pelo trabalho, a partir da pretensão de enfatizar e problematizar a relação entre Ciência, Tecnologia e Educação com os estudos de Gênero (sendo o objeto de pesquisa) , a partir de conceitos apresentados por alguns autores, permitindo que novas visões e interpretações, possam ser (re) construídas e (re) significadas. O trabalho se divide em 3 partes: a primeira faz breve síntese do projeto; a segunda traz basicamente os pressupostos teóricos, baseados em alguns autores como: Thomas Kuhn, Bruno Latour, Paula Sibilia, Michael Foucault, Guacira Louro, que por sua vez relacionam o objeto de pesquisa com Ciência, Tecnologia e Educação e a terceira é constituída por algumas considerações feitas a partir da observação sobre os referenciais. Observa-se nos espaços escolares uma visão simplista em relação às questões de gênero, havendo uma naturalização do gênero como apenas masculino e feminino, como a superioridade do primeiro sobre o segundo, causando diversas relações de desigualdade dentro dos espaços escolares, pois questões sobre gênero e sexualidade são tratadas de forma homogeneizada e apenas considerada a concepção biológica do corpo humano. A atividade científica se constitui em um exemplo de prática social que é simultaneamente elaborada e elaboradora de compreensões de masculinidade e feminilidade. Considera-se importante reiterar a importância dos artefatos da tecnologia como modificadores de uma realidade social, dotados de um conjunto de elementos sociais, políticos, econômicos e técnicos envolvidos nas várias etapas de sua criação e desenvolvimento. Pensar o ensino de gênero e sexualidade deve considerar que o conceito de gênero expande sua compreensão para além do caráter estritamente biológico, destacando seu caráter cultural e formado de certa forma por uma rede de atores envolvidos. O espaço educacional tende a ser um lugar privilegiado para mudanças, tendo em vista a socialização que esse contexto permite e consolida. Diante disso, o livro didático sendo um importante artefato tecnológico e de certa forma, a maior compilação do conhecimento historicamente acumulado, poderá ser veículo de mudanças e/ou permanências na vida em sociedade. Há uma grande relação entre os estudos envolvendo Gênero e Ciência, Tecnologia e Educação, pois de certa forma percebe-se que ambos compartilham indagações e objetivo político em comum: a defesa de que não é possível compreender a ciência e a tecnologia ignorando o contexto social do sujeito que por sua vez, é capaz de assimilar um conhecimento. Além disso, acrescento que as mudanças científicas e tecnológicas envolvem interesses sociais, políticos e econômicos. Interesses esses que incorporam diretamente também uma cultura de gênero.
Palavras-chave Ciência, Tecnologia, Gênero
Forma de apresentação..... Painel
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